O centro da cidade de Porto Alegre estava a cerca de quatro quilômetros do então chamado Arraial do Menino Deus. O que hoje é uma distância pequena, no passado era longínquo. Para se chegar lá, era no lombo do cavalo, de carroça, de canoa (pelo Guaíba) ou a pé. Havia dois acessos: um caminho mais largo, batizado de Avenida Treze de Maio (hoje Avenida Getúlio Vargas), e o Caminho das Belas (agora Avenida Praia de Belas). Por volta de 1842, o caminho mais largo recebeu melhorias e muitas famílias iniciaram ali a construção dos seus "casarões". A Rua Caxias (atual José de Alencar) foi a primeira consolidada no bairro do Menino Deus, lá por 1847. Em 1858, outra rua importante foi aberta: a Botafogo, que ligaria o bairro à Azenha.
O Menino Deus foi o primeiro bairro a contar com transporte coletivo, primeiro com a primitiva maxambomba (uma espécie de bonde) e depois com os vagões puxados a burro. Em 1908, chegaram os bondes elétricos, que operaram até 1970. O bairro aumentava, cada vez mais, o número de habitantes, e novos meios de transporte eram necessários. Em 1954, foi fundada a Empresa Maracanã de Microônibus, criada por Arnoldo Schiphorst. Começou com um Chrysler De Soto, e, no final, tinha uma frota de 28 micro-ônibus. Schiphorst, inclusive, dedicou-se à política, apoiando o candidato Adhemar de Barros, e terminou por vender sua empresa, que tinha sede na esquina da Rua Silveiro com a Miguel Couto. As primeiras "camionetas", de uma porta somente, receberam o nome de Linha 77. Esses pequenos ônibus serviam aos moradores do Menino Deus e do Morro de Santa Teresa. Em 1959, foi fundada a Empresa de Transportes Coletivos Trevo, que fazia a linha Azenha-Centro, passando pelo Menino Deus, pela Avenida Praia de Belas, identificada como Linha 78. Mais tarde, a Trevo absorveu a Maracanã. Em 1957, pela Avenida Praia de Belas circulavam os Papa-Filas, que vinham da Zona Sul em direção ao Centro. Em 1960, foi feita uma experiência com os Trolleybus, com apenas duas linhas: Gasômetro-Centro e Menino Deus-Centro. Em 1977, viriam os lotações, uma forma de transporte mais seletivo.