Almanaque

Imigrantes

Famílias Zanin e Brentano realizarão encontros 

As celebrações acontecem em Erechim e Roca Sales, respectivamente

Ricardo Chaves

Enviar email

Zanin

No próximo sábado, dia 29, a família Zanin realizará seu primeiro encontro, em Erechim. Giovanni Zanin chegou ao Brasil entre 1865 e 1875 com seus pais, Davide Zanin e Luiggia Toigo, que, antes, viviam em Fonzaso, província de Belluno, na Itália. Em 1880, casou-se com Maria Cecconello. O filho deles, David, o homem mais velho na foto ao lado, nasceu no distrito de Antônio Prado, em Caxias do Sul, no dia 2 de fevereiro de 1882 e, em 11 de outubro de 1902, casou-se com Maria Suzin. Eles tiveram 14 filhos: João, Ângelo, Adelina, Luiza, Maria, Vitorio e Amabile nasceram em Antônio Prado. Depois, a família mudou-se para os quilômetros 10 e 25, distritos de Erechim, onde nasceram os filhos Alberto, Tranquilo, Angelina, Ida, Olga, Valdemar e Valdomiro.

Numa conversa entre João Aldo Zanin, 76 anos (filho de João, o mais velho dos 14 filhos de David) e sua filha Catiane, ela percebeu a vontade do pai em reencontrar parentes e conhecer familiares dispersos, nasceu aí a ideia do 1º Encontro dos Zanin. A busca partiu exatamente de um ou dois descendentes de cada um dos 14 irmãos. Todos terão representantes no encontro. O envolvimento e a parceria de muitos parentes que não se conhecem pessoalmente foi incrível e decisiva: Sandra, Jeferson, Bea, Claire, Elizete, Lides e Joice arquitetaram a grande confraternização que, agora, finalmente será realidade.

Brentano

O 9º Encontro da família Brentano ocorrerá no dia 5 de novembro, sábado, a partir das 9h, no Esporte Clube Concórdia, na cidade de Roca Sales. Os seus ancestrais eram lombardos e imigraram da Ilha de Rügen, no Mar do Norte, para a Alemanha, através do Rio Elba. No século 13, estabeleceram-se na cidade de Brenta, próximo a Varese, daí o surgimento de "De Brentanis" ou Brentano.

Jakob Brentano, da cidade de Weil am Rhein, do Estado de Baden, na Alemanha, imigrou para o Brasil desde Amsterdã no barco Der Fligende Adler, chegando a São Leopoldo em 16 de dezembro 1827, instalando-se em Dois Irmãos (Baumschneiss). Seu filho Anton casou-se com Bárbara Gerhardt, com quem teve nove filhos: Joseph, Peter, Jacob, Anton Mathias, Johan Leopold, Friedrich, Maria Elisabeth, Karoline Maria e Suzane. Parte destes Brentano foi para Colinas (antiga Corvo) e para Três Coroas.

Contato e informações: (51) 9815-6320/3339-2637, com Erno, ou (51) 9985-0488, com Marco, ou pelo e-mail: ebbrentano@yahoo.com.br. A foto é da descendência da família de Anton Brentano, destacando-se o padre Leopoldo Brentano, um dos expoentes do Círculo Operário do Brasil.

Leia outras colunas do Almanaque Gaúcho

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00