Zanin
No próximo sábado, dia 29, a família Zanin realizará seu primeiro encontro, em Erechim. Giovanni Zanin chegou ao Brasil entre 1865 e 1875 com seus pais, Davide Zanin e Luiggia Toigo, que, antes, viviam em Fonzaso, província de Belluno, na Itália. Em 1880, casou-se com Maria Cecconello. O filho deles, David, o homem mais velho na foto ao lado, nasceu no distrito de Antônio Prado, em Caxias do Sul, no dia 2 de fevereiro de 1882 e, em 11 de outubro de 1902, casou-se com Maria Suzin. Eles tiveram 14 filhos: João, Ângelo, Adelina, Luiza, Maria, Vitorio e Amabile nasceram em Antônio Prado. Depois, a família mudou-se para os quilômetros 10 e 25, distritos de Erechim, onde nasceram os filhos Alberto, Tranquilo, Angelina, Ida, Olga, Valdemar e Valdomiro.
Numa conversa entre João Aldo Zanin, 76 anos (filho de João, o mais velho dos 14 filhos de David) e sua filha Catiane, ela percebeu a vontade do pai em reencontrar parentes e conhecer familiares dispersos, nasceu aí a ideia do 1º Encontro dos Zanin. A busca partiu exatamente de um ou dois descendentes de cada um dos 14 irmãos. Todos terão representantes no encontro. O envolvimento e a parceria de muitos parentes que não se conhecem pessoalmente foi incrível e decisiva: Sandra, Jeferson, Bea, Claire, Elizete, Lides e Joice arquitetaram a grande confraternização que, agora, finalmente será realidade.
Brentano
O 9º Encontro da família Brentano ocorrerá no dia 5 de novembro, sábado, a partir das 9h, no Esporte Clube Concórdia, na cidade de Roca Sales. Os seus ancestrais eram lombardos e imigraram da Ilha de Rügen, no Mar do Norte, para a Alemanha, através do Rio Elba. No século 13, estabeleceram-se na cidade de Brenta, próximo a Varese, daí o surgimento de "De Brentanis" ou Brentano.
Jakob Brentano, da cidade de Weil am Rhein, do Estado de Baden, na Alemanha, imigrou para o Brasil desde Amsterdã no barco Der Fligende Adler, chegando a São Leopoldo em 16 de dezembro 1827, instalando-se em Dois Irmãos (Baumschneiss). Seu filho Anton casou-se com Bárbara Gerhardt, com quem teve nove filhos: Joseph, Peter, Jacob, Anton Mathias, Johan Leopold, Friedrich, Maria Elisabeth, Karoline Maria e Suzane. Parte destes Brentano foi para Colinas (antiga Corvo) e para Três Coroas.
Contato e informações: (51) 9815-6320/3339-2637, com Erno, ou (51) 9985-0488, com Marco, ou pelo e-mail: ebbrentano@yahoo.com.br. A foto é da descendência da família de Anton Brentano, destacando-se o padre Leopoldo Brentano, um dos expoentes do Círculo Operário do Brasil.