Estreia nesta segunda-feira (11) a segunda temporada da série documental B de Brasil, no canal pago History. A produção, que na primeira leva de episódios se debruçou sobre a Independência do país, agora abordará os dois séculos da primeira Constituição brasileira. A atração é apresentada pelo historiador Eduardo Bueno, o Peninha.
Apoiado por um elenco de atores, Bueno narra de maneira bem humorada como alguns dos direitos fundamentais da população brasileira, a exemplo da liberdade de imprensa, surgiram e foram se desenvolvendo nas versões que a Constituição teve ao longo dos anos. O roteiro, assinado por Bueno e Jorge Vaz Nande, também busca desenvolver questões sobre como guerras, crimes e outros eventos históricos impactaram os rumos do Brasil.
Como na primeira temporada, os episódios mesclam cenas ficcionais, com figuras históricas interagindo com o apresentador, explicações de Bueno dadas diretamente para a câmera e entrevistas com especialistas, que relatam e desenvolvem os casos abordados. Repetindo os primeiros episódios, a segunda temporada também tem direção de André Barmal.
Comédia para entrar no clima de Natal
Está em cartaz na Capital Operação Natal, filme com Dwayne Johnson no qual um grupo deve resgatar o Papai Noel, que foi sequestrado.
Um clássico latino-americano
Estrelado por Manuel García-Rulfo, Pedro Páramo (2024) é uma adaptação da histórica obra homônima escrita pelo mexicano Juan Rulfo. O filme acaba de chegar à Netflix.
Homenagem a Cristina Amaral
De segunda (11) a quinta-feira (14), a Cinemateca Capitólio exibe filmes montados por Cristina Amaral. Ela, que estará presente na sessão de amanhã, é a homenageada do seminário Teoria dos Cineastas, na Fabico/UFRGS.