O Rio Grande do Sul registrou 20 novas mortes por coronavírus neste sábado (23) e chegou ao quinto dia consecutivo de elevação na média semanal de vítimas em comparação a 14 dias antes. Com essa atualização, a média dos últimos sete dias ficou em 21,4 notificações diárias.
Essa cifra é 14,5% maior do que a verificada duas semanas atrás - pouco abaixo do patamar de 15% que configura uma tendência clara de crescimento por critérios epidemiológicos nesse intervalo de tempo. Ainda que o cenário no sábado possa ser considerado matematicamente como de estabilidade, foi o quinto dia seguido com elevação nominal na média móvel após um período de quase duas semanas em que a variação apontava apenas para baixo.
Nos últimos cinco dias, em dois o avanço ficou acima do limite da estabilidade: na quarta-feira (20), quando o acumulado de novas mortes cresceu 22,1% em relação a duas semanas antes, e na quinta (21), em que o percentual de avanço ficou em 17,6%.
Especialistas reforçam a orientação de que, embora a vacinação esteja ajudando a reduzir a quantidade de novos casos e óbitos em comparação a outros meses, ainda é preciso adotar cuidados como distanciamento e uso correto de máscara.
Com os registros das últimas 24 horas, o total de vítimas do coronavírus desde o começo da pandemia soma 35.326 pessoas. A mais recente atualização da Secretaria Estadual da Saúde (SES) indica ainda que foram notificados 1.407 novos casos da doença, somando uma média móvel semanal de 763 notificações - 31% abaixo de duas semanas antes, o que configura tendência de recuo.
Ao todo, o Rio Grande do Sul já notificou 1.457.408 pessoas contaminadas por covid, das quais 97% se recuperaram, 2,4% morreram e o restante segue em acompanhamento de saúde.