A vacinação contra a covid-19 prossegue na segunda-feira (25) apenas em unidades básicas de saúde e vacinadoras. Não haverá pontos parceiros neste início de semana em Caxias do Sul.
A aplicação de primeira dose em adolescentes de 12 anos, que começou na última sexta-feira, ocorre em 17 endereços. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lembra que o público de 12 a 15 anos precisa estar acompanhado de pais ou responsáveis ou então apresentar uma autorização assinada, disponível em aqui.
No sábado, a procura deste público pelo imunizante foi considerada baixa pela SMS. Segundo o último levantamento disponibilizado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), 25% dos jovens de 12 a 14 anos receberam pelo menos uma dose do imunizante em Caxias. Na faixa etária de 15 a 17 anos, o alcance da imunização com ao menos uma aplicação sobe para 60%.
Na segunda, tem continuidade a oferta de segundas e terceira doses. A SMS recorda que a segunda dose de Pfizer está sendo aplicada com adiantamento para oito semanas após a primeira vacina; e a de AstraZeneca, adiantada para 10 semanas após a primeira injeção.
Confira, abaixo, o cronograma completo para a segunda-feira.
Serviço
PRIMEIRA DOSE
Para quem: adolescentes de 12 a 17 anos.
Onde: nas unidades básicas vacinadoras Alvorada, Centenário e Cristo Operário; e nas unidades básicas de saúde Cristo Redentor, Fátima Alta, Madureira, Santa Lúcia Cohab, São José, São Leopoldo e Serrano, das 8h às 15h. Os postinhos Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Vila Ipê e Reolon têm oferta das 8h às 19h.
Para quem: pessoas de 18 anos ou mais.
Onde: nas unidades básicas vacinadoras Alvorada, Centenário e Cristo Operário, das 8h às 15h. No postinho Cinquentenário, das 8h às 19h.
SEGUNDA DOSE
CoronaVac: para quem fez primeira dose dia 27 de setembro ou antes.
Onde: nas unidades básicas vacinadoras Alvorada, Centenário e Cristo Operário, das 8h às 15h. No postinho Cinquentenário, das 8h às 19h
AstraZeneca: para quem fez primeira dose dia 16 de agosto ou antes.
Pfizer: para quem fez primeira dose dia 30 de agosto ou antes.
Onde (Pfizer e AstraZeneca): nas unidades básicas vacinadoras Alvorada, Centenário e Cristo Operário, das 8h às 15h. E nas unidades básicas de saúde Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê, das 8h às 19h.
TERCEIRA DOSE
Para quem: disponível para idosos de 60 anos ou mais que fizeram segunda dose de qualquer vacina até 25 de abril. Pessoas de 18 anos ou mais com imunossupressão que fizeram a dose única ou a segunda dose de qualquer vacina até 27 de setembro. E profissionais de saúde que fizeram segunda dose ou dose única de qualquer vacina até 25 de abril.
Onde: nas unidades básicas vacinadoras Alvorada, Centenário e Cristo Operário; e nas unidades básicas de saúde Cristo Redentor, Fátima Alta, Madureira, Santa Lúcia Cohab, São José, São Leopoldo e Serrano, das 8h às 15h. Os postinhos Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Vila Ipê e Reolon têm oferta das 8h às 19h.
Documentação necessária
:: 18 anos ou mais: documento pessoal com foto, CPF, Cartão SUS (se tiver).
:: Adolescentes: carteira de vacinação, documento oficial com foto ou certidão de nascimento, CPF, Cartão SUS (se tiver). OBS: jovens de 12 a 15 anos: ir acompanhado dos pais ou responsáveis ou levar autorização assinada. Para 16 e 17 anos, essa exigência não é necessária.
:: Segunda dose: levar também a carteira de vacinação.
:: Terceira dose (dose de reforço): levar também a carteira de vacinação; pessoas com imunossupressão devem comprovar comorbidade (atestado médico que confirme a comorbidade ou receita médica que comprove a doença e que tenha sido emitida há menos de um ano); profissionais de saúde devem apresentar mesma documentação apresentada para a primeira dose.