A taxa de ocupação geral dos leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) de Porto Alegre, que leva em consideração pessoas internadas por covid-19 e por outras causas, está em 88,13% neste sábado (29), sendo que a oferta de leitos operacionais é de 966. Como 809 estão ocupados e outros 48 se encontram bloqueados, o número de leitos livres de UTI é de 109. No sábado passado (22), a taxa de ocupação geral das UTIs da Capital estava em 83,73%.
As UTIs de Porto Alegre têm, neste sábado, 377 pacientes com diagnóstico confirmado para o coronavírus internados. No sábado anterior, os leitos intensivos da Capital amparavam 363 doentes, de forma que atualmente há 17 internados a mais. Na consulta feita ao painel de monitoramento mantido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por volta das 17h, dois hospitais ainda não haviam atualizado as informações diárias na tabela, o Nossa Senhora da Conceição e o Hospital Porto Alegre.
A análise da média móvel nos últimos sete dias indica um aumento de 4,5% na quantidade de pacientes em UTI com coronavírus, em comparação com o que havia sido verificado no sábado anterior (22). O número médio de pessoas internadas variou, neste período, de 360,7 para 376,8.
Cinco casas de saúde apareciam, na consulta à ferramenta da SMS, com lotação igual ou superior a 100% da capacidade neste sábado, o que indica a necessidade de algum grau de improviso para atender os doentes: Ernesto Dornelles, com 127,5%, Hospital de Pronto Socorro, Independência, Fêmina e Beneficência Portuguesa, esses quatro com 100% de ocupação nos leitos intensivos.