Quem busca a segunda dose da vacina CoronaVac encontra falta do imunizante em pelo menos três unidades de saúde de Porto Alegre na manhã desta terça-feira (25). No Posto de Saúde Modelo, esquina das vias João Pessoa e Jerônimo de Ornelas, desde as 10h30min as doses não eram aplicadas; no Santa Marta e no Santa Cecília, todas as senhas foram distribuídas. A orientação para quem busca a CoronaVac é que não se dirija a esses locais.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirma a interrupção no abastecimento e está fazendo um rastreamento na rede para saber onde tem doses que possam ser redirecionadas para esses locais. Ainda não há informação se isso será possível.
Conforme o órgão, as doses de CoronaVac estão se esgotando e, ao final do dia, será feita uma avaliação da situação geral. A aplicação da segunda dose de Oxford/Aztrazeneca e das das doses da Pfizer ocorre de maneira normal.
A primeira dose que está sendo aplicada é somente da Pfizer e para gestantes e puérperas. A vacina está disponível nas 12 unidades de saúde referência e o movimento foi bem tranquilo. Na Moab Caldas, nenhuma gestante havia ido pela manhã. Na Glória, duas, e, no Modelo, cerca de 10.
A segunda dose da Pfizer para quem se imunizou com a primeira no dia 4 de maio está disponível somente nas farmácias parceiras. A segunda dose da Oxford/Aztrazeneca está disponível para quem tomou a primeira há 12 semanas nos três drive-thrus (PUCRS, Barra e Big Sertório) e nas 12 unidades de saúde.
Já a segunda dose de CoronaVac, que está em falta no Modelo, no Santa Cecília e na Santa Marta, está disponível para quem tomou a primeira dose até 25 de abril e idosos com 60 anos ou mais nos drives e nas unidades de saúde onde ainda exista o imunizante.
A aplicação da primeira dose, tanto da Oxford/Aztrazeneca quanto da CoronaVac, está suspensa.