O Hospital Independência, em Porto Alegre, reforçou sua estrutura de enfrentamento à pandemia nesta semana, abrindo oito novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com covid-19. De acordo com a instituição, a ampliação foi viabilizada por recursos destinados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Com o acréscimo, o hospital totaliza 38 leitos de UTI e 60 de unidade de internação covid, que é destinada a pacientes de baixa e média complexidade. Segundo o diretor técnico da instituição, Ângelo Chaves, as novas vagas servem para tentar desafogar o sistema de saúde, possibilitando o atendimento de mais pessoas.
— Os pacientes de UTI em final de tratamento, com menores necessidades e menor complexidade, são deslocados para o Independência a fim de liberar os leitos para pacientes mais graves. É um trabalho em conjunto de todos os hospitais de Porto Alegre — afirma.
No início da pandemia, a instituição contava com cem leitos, sendo 90 de traumatologia e ortopedia e 10 de UTI. Devido à demanda, foram abertas 68 novas vagas, além de outras 20, que antes eram destinadas a traumatologia e ortopedia, e foram adaptadas para atender pacientes infectados pelo coronavírus.
Diante da ampliação, o hospital também precisou reforçar as equipes de atendimento, contratando 214 novos profissionais.