Aumentou em 200 mil doses a falta do imunizante CoronaVac/Butantan especificamente para a segunda aplicação no Rio Grande do Sul. A estimativa foi divulgada nesta sexta-feira (30) pela Secretaria Estadual da Saúde.
Isso ocorre porque completaram-se 28 dias desde que o lote de 200.840 doses foi distribuído aos municípios. A remessa foi feita no dia 2 de abril.
Durante a semana, diversos municípios anunciaram a paralisação da aplicação da segunda dose em razão da falta de CoronaVac. O Estado soma 464.700 pessoas que já poderiam ter recebido a segunda imunização, mas estão à espera de mais vacinas produzidas pelo Instituto Butantan.
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, afirmou nesta sexta-feira que não tem previsão para normalizar a aplicação da segunda dose. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, Arita disse que o Estado recebeu 9 mil doses na quinta-feira (29) e deve receber mais na próxima semana, mas não será suficiente para atender a todos que esperam.
– Na semana que vem, nós vamos conseguir dar algum quantitativo (aos municípios) e sempre recomendando que as pessoas completem esse esquema vacinal. Agora, quando conseguiremos fechar toda a D2 (segunda dose) que está em falta, não posso afirmar. Lamentamos que isso tenha ocorrido – afirmou.
Entenda
- Do lote distribuído em 20/3 aos municípios, faltam 40.470 doses da CoronaVac/Butantan para a segunda dose.
- Do lote distribuído em 26/3 aos municípios, faltam 223.400 doses da CoronaVac/Butantan para a segunda dose.
- Nesta sexta (28), completam-se 28 dias desde a distribuição de 200.840 doses da CoronaVac/Butantan.
- No total, faltam 464.710 doses para completar o esquema vacinal com a segunda dose da CoronaVac/Butantan no RS.