O pronto-atendimento (PA) da Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151), no bairro Santa Tereza, zona sul de Porto Alegre, atingiu a maior lotação das unidades de saúde do município nesta quarta-feira (3). Às 10h30min, a ocupação passava de 530%, com 64 pacientes para 12 leitos.
O percentual aumentou em relação ao informado no início do dia, quando havia 483% de superlotação. Oito internados aguardavam transferência para uma unidade de terapia intensiva (UTI), e 13 pessoas esperavam uma primeira avaliação médica.
Os demais prontos-atendimentos da Capital também recebem pessoas acima do limite, ultrapassando de três a quatro vezes a capacidade de cada local. Os dados são da Secretaria Municipal da Saúde.
Apelo da prefeitura
Nesta manhã, havia 33 pessoas no PA da Cruzeiro do Sul — mais da metade dos atendidos — classificadas como não urgente. A prefeitura orienta que esse público evite as emergências.
Em caso de algum sintoma sem gravidade, a orientação é buscar uma unidade básica de saúde (UBS). A mais próxima do PA da Cruzeiro é a Moab Caldas (Av. Moab Caldas, 400), que fica no mesmo quarteirão.
No pronto-atendimento, a espera média é de três horas e meia, prazo considerado acima da média de uma UBS.
A superlotação não é visível por quem passa em frente ao postão, como é conhecido o complexo na zona sul da cidade. No pátio da instituição, havia em torno de 10 pessoas sentadas no piso ou em pé ao lado da porta de entrada. Da rua, era possível ver uma movimentação maior no saguão, porém, não há filas para acesso ao prédio.