Os idosos que vão fazer a imunização contra a covid-19 devem priorizar a busca por postos de saúde em Caxias do Sul neste sábado (27). Essa é a orientação da Secretaria Municipal da Saúde, por causa das longas filas que se formaram ainda antes das 9h nos dois pontos com drive-thru. De acordo com a pasta, quem está à espera da dose nos Pavilhões da Festa da Uva e na Rua Plácido de Castro, na altura da Maesa, deve demorar cerca de duas horas para conseguir a imunização.
As filas no bairro Exposição se formam inclusive com uma grande quantidade de pessoas a pé. Há idosos enfileirados na Rua dos Farrapos, passando pela Santos Dumond e até a Treze de Maio. Tanto nesse ponto da Maesa quanto no acesso aos Pavilhões da Festa da Uva ocorre uma forte movimentação também de carros e quem puder deve evitar essas regiões.
A aplicação das doses para quem tem 66 anos ou mais começa às 9h30min e segue até 15h30min. Além desses dois pontos que já se tornaram tradicionais para a imunização dentro dos carros em Caxias, será oferecida em 41 unidades básicas de Saúde. As exceções são as Unidades Básicas de Saúde São Vicente, que se tornou um ponto de apoio para casos de síndrome gripal e suspeitos de covid-19, e as do interior. Criúva, Fazenda Souza, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva e Vila Seca recebem a vacina na próxima terça-feira, por questões de logística.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, haverá doses disponíveis em outros momentos para quem não conseguir se imunizar neste sábado.