A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com 17 pacientes com covid-19 trazidos do Amazonas para tratamento no Rio Grande do Sul chegou a Porto Alegre por volta das 20h desta segunda-feira (1º). São 14 homens e três mulheres, com idades entre 33 e 70 anos, vindos de Manaus e que serão tratados em hospitais gaúchos. Todos irão para leitos clínicos — nove serão levados ao Hospital Universitário de Canoas e oito encaminhados ao Hospital Conceição, em Porto Alegre. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, caso algum paciente apresente quadro mais grave após a triagem, será encaminhado ao Hospital de Clínicas.
Assim como os 18 pacientes já recebidos que vieram de Porto Velho, em Rondônia, todos os que chegaram agora serão testados para novas cepas do coronavírus. Eles vêm sem qualquer companhia de familiares e ficarão em alas isoladas nos hospitais — inclusive de pacientes gaúchos que contraíram a covid-19.
Outro voo com 18 pacientes deverá chegar nesta terça-feira (2), e irá para Santa Maria, para os hospitais Universitário e Regional. A prefeitura do município da Região Central dará apoio à operação, segundo o governo do Estado.