O Centro de Tratamento Intensivo (CTI) para pacientes com covid-19 do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, voltou a atingir 100% de ocupação na manhã deste sábado (11). É a terceira vez que a unidade chega à lotação máxima em um período de cerca de 10 dias.
Na sexta-feira (10), o setor operou com os 44 leitos ocupados durante algumas horas. No início da tarde de ontem, o número de pacientes com infecção confirmada por coronavírus em terapia intensiva baixou para 42, subindo para 43 no final do dia.
A liberação momentânea dos leitos foi possível devido à reavaliação dos doentes pela equipe médica. Aqueles que estavam em condições de transferência foram acomodados na enfermaria.
De acordo com Cláudio Oliveira, diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição, novos ajustes devem ser feitos hoje na tentativa de liberar vagas no CTI exclusivo para covid-19. Há pacientes passando por mais exames de detecção do vírus, e quem tiver resultado negativo poderá ser transferido para o CTI geral do hospital.
Um novo boletim com os dados sobre a ocupação do setor tem divulgação prevista para o meio-dia.