O Brasil registrou 1.382 novas mortes causadas pela covid-19 nas últimas 24 horas, informou na noite deste domingo (7) o Ministério da Saúde. Com os novos números, o total de mortes chega a 37.312. Somente na última semana o país teve três dias com recorde de confirmações de óbitos.
O total de casos da doença confirmados é de 685.427 com 0 acréscimo de 12.581 infectados confirmados no último dia.
Os números, no entanto, devem ser maiores do que os dados oficiais, uma vez que a quantidade de testes para detectar a doença é baixo no país.
Neste domingo (7), o número de mortes causadas pela pandemia do novo coronavírus passou dos 400 mil em todo mundo, segundo a plataforma da universidade americana Johns Hopkins que acompanha os dados da doença.
O Brasil é, atualmente, o terceiro país com o maior número de óbitos, atrás de Estados Unidos (110 mil) e Reino Unido (40 mil). No número de casos confirmados o Brasil é o segundo no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos (quase 2 milhões de casos).
O Ministério da Saúde fez mudanças na maneira de divulgar os dados oficiais na última semana, e passou a omitir os números totais de casos da Covid-19 e mortes causadas pela doença.
O portal covid.saude.gov.br, canal que divulga as informações oficiais na internet, ficou inacessível desde a noite da sexta-feira (5) até a tarde do sábado (6). Quando voltou a funcionar, o site exibia somente os novos números de casos e mortes, sem mostrar os números acumulados.
Outras informações, como as hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave (srag), que servem para acompanhar a evolução do novo coronavírus no país diante da falta de testes, também foram retirados do portal.
A divulgação dos dados também vem sendo feita com atraso nos últimos dias, passando das 19h para as 22h.