O painel de monitoramento do coronavírus no Rio Grande do Sul passou a mostrar, desde quarta-feira (22), o número de pacientes já recuperados da covid-19. São 678 pessoas, de um total de 970 contaminadas. Isso representa 69,9% de recuperados no Estado, índice superior aos 55,3% no país. Os dados desta reportagem foram atualizados às 19h53min.
O Estado também passou a divulgar o número de pacientes com o vírus ainda ativo. São 264 pacientes que estão na categoria "em recuperação", representando 27,2%.
— Os casos de pacientes que estão recuperados são aqueles em que já se passaram 14 dias da data da coleta (do exame com resultado positivo). Os casos em recuperação, que nós chamamos de casos ativos, são aqueles em que faz menos de 14 dias da data da coleta (do exame com resultado positivo). Os municípios têm um papel importante, porque esses pacientes em recuperação devem ter os cuidados de isolamento domiciliar, uso da máscara, bem como os contatantes (dos pacientes em recuperação) — destacou Arita Bergmann, secretária da Saúde do Estado, durante transmissão ao vivo pela internet, nesta quarta.
Até agora, 28 pessoas morreram da doença no Rio Grande do Sul, representando 2,89% dos casos confirmados. No Brasil, o percentual de óbitos é de 6,4%, conforme os dados divulgados nesta quarta pelo Ministério da Saúde.
O governador Eduardo Leite voltou a apelar, nesta quarta, para que os hospitais informem os dados solicitados sobre ocupação de leitos. O pedido de Leite é para as casas de saúde atualizarem diariamente os números, o que permitiria maior controle do governo sobre os riscos de colapso do sistema em cada região.
— Faço novamente um apelo aos hospitais: é muito importante a atualização constante. Nosso sistema acusa que, dos 290 hospitais, 65 não tinham atualizado os dados nas últimas 24 horas. É importante para termos o dedo no pulso, para ajustar o distanciamento social controlado — disse Leite.