A atualização mais recente da Secretaria Municipal da Saúde, às 16h15min desta sexta-feira, confirmou que as unidades básicas de saúde de Porto Alegre não têm mais vacinas contra a gripe. Até o começo da tarde, havia doses somente na Unidade Básica Ilha dos Marinheiros.
Também não há mais doses nos drive-thrus, e apenas 15 das 57 farmácias conveniadas ainda ofereciam vacinas nesta sexta-feira, de acordo com atualização das 16h36min. Uma nova remessa deve chegar na próxima semana, e a expectativa é de que a imunização seja normalizada na terça-feira.
De acordo com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, 62.745 pessoas acima de 60 anos foram imunizadas contra o vírus influenza até agora em Porto Alegre. Somando-se com outros grupos prioritários, o total de vacinados na Capital chega a 84.793 pessoas. Neste sábado (28), não está prevista vacinação em nenhum local.
Abril terá segunda fase
A segunda fase começa em 16 de abril e é dirigida a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento.
Em 9 de maio, os demais grupos de risco começam a ser imunizados: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa, apenados, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência e adultos entre 55 e 59 anos.