Em tempos de pandemia de coronavírus, uma das expressões-chave para evitar o contágio é distanciamento social. Porém, a orientação de ficar longe de outras pessoas respinga no ato de intimidade: e o sexo, como fica? O vírus pode ser transmitido durante o ato? Para os solteiros, será um período de celibato?
GaúchaZH conversou com dois infectologistas para esclarecer dúvidas relacionadas ao sexo em tempos de quarentena.
O novo coronavírus é transmitido sexualmente?
Alexandre Vargas, presidente da Sociedade Rio-Grandense de Infectologia (SRGI): "Não temos essa informação, dado que começou lá por dezembro na China. O que tem sido publicado de lá para cá não evidencia a transmissão sexual. Portanto, a gente não diria que esta é uma fonte importante de transmissão".
Marina Rodrigues, médica do Hospital São Lucas da PUCRS: "Não temos essa resposta ainda. Não há estudos específicos sobre isso. A princípio, não é uma forma de transmissão principal. Mas tivemos uma experiência com o vírus chikungunya, que estava presente em outras secreções por mais tempo. Então, não é uma coisa que podemos afirmar no momento".
Então, é ok ter relações sexuais durante a pandemia?
Marina Rodrigues: "O ideal não é ter contato com outras pessoas neste momento. As pessoas que estão em isolamento em casa não teriam uma proibição, a princípio. Se você está com uma pessoa assintomática por perto, não haveria uma recomendação de evitar. A orientação é não sair de casa e ter contato com outras pessoas".
Na quarentena, que cuidados são necessários com o sexo?
Alexandre Vargas: "Evite relações sexuais e ter intimidade se você está sintomático, principalmente com febre e tosse".
Não se pode ter sexo com novos parceiros?
Alexandre Vargas: "Não é recomendado. Esse isolamento social que estamos preconizando para as próximas semanas é fundamental para as pessoas se manterem em quarentena. Essa mudança de parceiro e de visitas a locais com mais de uma pessoa pressupõe que você tenha interação social, o que põe em risco a aquisição de vírus respiratório".
Já que está complicado para os solteiros, existe algum cuidado para a masturbação?
Marina Rodrigues: "Nada específico. Mesma recomendação de higiene de mão que serve para qualquer outro ato. Sempre ter cuidado de higienizar as mãos após ter o contato com outras pessoas e/ou ter contato com ambiente".
E os acessórios eróticos para essa finalidade, como vibradores. Alguma orientação?
Alexandre Vargas: "Se são materiais compartilhados e não esterilizados, e eventualmente tendo contato com saliva, pode acontecer (contaminação). Mas no trato genital ou anal não tem problema".
Marina Rodrigues: "Se são material de uso pessoal, o cuidado que já é feito de rotina. Nada específico em relação a isso".
Como higienizar esses acessórios?
Alexandre: "Álcool gel, desinfetante, água e sabão".
Marina Rodrigues: "A questão de higienizar com álcool seria para um objeto que foi exposto a uma potencial contaminação. Se é um objeto que está em casa e é de seu uso, basta que você faça sua higiene antes de ter contato com esses materiais".