A Assembleia Legislativa do Estado não terá votações nesta semana. As sessões plenárias desta terça (17), quarta (18) e quinta-feira (19) foram suspensas de forma preventiva devido ao avanço de casos do coronavírus. As reuniões das comissões temáticas da Casa também não serão realizadas. Servidores de 65 anos ou mais, incluindo deputados, serão liberados para trabalhar de casa. O mesmo será aplicado a gestantes e pessoas imunodeprimidas.
As medidas serão válidas até o final desta semana, com possibilidade de ampliação. Nesta terça-feira (17), a cúpula do Parlamento vai se reunir para avaliar a situação e discutir se há a necessidade de adoção de novas ações.
O sinal de alerta foi acionado na Assembleia depois que a deputada Kelly Moraes (PTB) apresentou sintomas compatíveis com os de paciente de coronavírus na última semana. No sábado (14), ela fez o teste e ainda aguarda o resultado.
"As medidas adotadas são preventivas e têm como objetivo auxiliar o RS a superar rapidamente esta crise", comentou o presidente do Parlamento, Ernani Polo (PP), no Twitter. A Casa ainda criou um “comitê de enfrentamento” ao coronavírus para avaliar a necessidade de novas regras.