Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
Um país peculiar, por Thaísa Gregolon
Minha experiência na Irlanda foi bem atípica: nas ruas do centro de Dublin, escutava português e espanhol, meus colegas de sala de aula eram gaúchos e presenciei uma costela no fogo de chão em terras irlandesas.
Esperava encontrar um país embaixo d'água, com ébrios pelas ruas e muitos ruivos. Sim, a chuva é recorrente, os pubs estão cheios e a imagem de St. Patrick's é bem característica, mas a Irlanda é muito mais: as falésias do Cliffs Of Moher (na foto acima), o charme de Galway, a música celta, o irish breakfast, a cerveja Guinness, o futebol gaélico e um povo que acolhe tantos brasileiros e exporta uma imagem tão peculiar.
Leia também
Da Croácia à Irlanda do Norte: confira 35 locações de "Game of Thrones"
Um roteiro pelo interior da Inglaterra, de Sul a Norte, em nove dias
Confira locações de grandes filmes na Grã-Bretanha
O trevo de quatro folhas provavelmente é a nossa visualização do que James Joyce retrata acerca do homem e suas experiências, de que o homem ocidental tende a viver como se cada momento fosse o último. Na mitologia celta, acreditava-se que o trevo simbolizava a boa fortuna e que, quem o encontrasse, teria muita sorte e sucesso na vida.
Mesmo que a ilha ainda presencie a divisão entre duas comunidades culturais (a dos unionistas e a dos nacionalistas irlandeses), o que eu vi foi a união entre as comunidades brasileira e irlandesa, ainda que fossem tão distantes e tão diferentes. Mas que me permitiu acreditar ser tudo tão parecido e tão perto, merecendo um brinde a esse país maravilhoso: Sláinte!
Perfil
Thaísa Gregolon, 24 anos, é de Porto Alegre
Lugares que conhece: Irlanda, Inglaterra, Itália, Vaticano, França, Espanha, Portugal, Suíça, Dinamarca, Suécia, Holanda, Polônia, Alemanha, Colômbia, Uruguai, Argentina, Paraguai e Marrocos
Ainda pretende conhecer: Nepal, Tailândia, Myanmar, Camboja, Malásia, Vietnã, Rússia, Austrália, Peru, Islândia
Leia mais relatos de leitores
"Apelidada de Ilha Esmeralda, com os 40 tons de verde de sua vegetação exuberante, a Irlanda mescla natureza com sua cultura histórica e vibrante e um povo simpático e acolhedor. Na foto, está Galway, conhecida como o 'coração cultural' da república, que mistura arquitetura antiga e diversão moderna com muitos pubs espalhados pela cidade."
Maricha Kryvoruchka
De Porto Alegre, em agosto de 2014
"A Irlanda é um país rico em paisagens cinematográficas. Castelos medievais, construções celtas com mais de 1,5 mil anos, lagos que nunca congelam e penhascos com mais de 214 metros de altura são algumas das atrações, além de um povo muito hospitaleiro. Filmes consagrados foram gravados lá, como Coração valente (no condado de Kilkenny), Piratas do Caribe (nos Cliffs of Moher, que aparecem na foto) e Em nome do pai (na prisão de Kilmainham, em Dublin)."
Alex Bernardes
"Em abril, é realizado anualmente o Festival de Clontarf, no qual é lembrada – com encenações cinematográficas e muita música e cerveja – a batalha na qual os vikings foram derrotados pelo rei irlandês Brian Boru, após 400 anos de dominação sobre Dublin. Tive a sorte e o privilégio de estar ali em 2014, quando se comemorava o milênio da lendária batalha."
Nilo Fiosson
De Porto Alegre, em abril de 2014
"Dublin é uma cidade pacata e hospitaleira, com ruas tranquilas e de fácil locomoção a pé, o que permite conhecê-la caminhando entre prédios de arquitetura georgiana do século 18. Comenta-se que a capital irlandesa tem mais de mil pubs e baladas sem hora para acabar, na região do Temple Bar. Além dos pubs mais descolados, há lojas bacanas, galerias de artes, brechós retrô, restaurantes e mercados, em vias exclusivas de pedestres."
Rogério e Gislaine Haag
De Porto Alegre, em agosto de 2016