Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
Andando pelo centro histórico e por bairros mais antigos de Buenos Aires, nota-se a influência da arquitetura da Europa, que tornou a capital portenha a mais europeia das Américas. A seguir, alguns destaques:
– No Caminito, em La Boca, encontramos casas que chamam atenção pelo seu extravagante colorido. Foi ali, nesse bairro boêmio, que nasceu o tango e onde fica o famoso estádio La Bombonera.
– Sede do governo argentino, a Casa Rosada (foto) também é um museu, com obras de artes dos principais artistas sul-americanos. Em frente, está a Plaza de Mayo, e, em volta, a Catedral Metropolitana e El Cabildo, edifício histórico fundado em 1812.
Leia também
Quatro dicas para viver Buenos Aires como os portenhos
Hospedagem na Argentina fica mais barata para turistas estrangeiros
– O imponente Obelisco fica no centro da Avenida 9 de Julio, que chama atenção pela sua largura, com 10 pistas. Próximo dali, está o famoso Teatro Colón. Um espetáculo imperdível é o show no El Señor Tango, onde aprendemos tudo sobre a dança.
– No sofisticado bairro La Recoleta, fica o cemitério homônimo onde está sepultada Evita Perón.
– Um passeio incrível é navegar no estuário do Prata. Saindo do porto de Buenos Aires até a cidade de Tigres, passa-se por inúmeras ilhas da foz contemplando, às margens, casas de veraneio e seus decks.
– Aliás, a antiga zona portuária, Puerto Madero, foi modernizada e tem ótimos restaurantes e lojas de grife.
– Aos domingos pela manhã, vale a pena visitar a feira de antiguidades de San Telmo.
– Cafeterias e livrarias estão em todos quarteirões da cidade, que recebe a todos de braços abertos.
Perfil: Jusandra Duarte Pinheiro, 64 anos, é psicóloga em Charqueadas
Lugares que conhece: Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Salvador, Morro de São Paulo, Belo Horizonte e cidades sacras, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Montevidéu, Buenos Aires, Santiago, Londres, Paris, Roma, Veneza, Florença
Ainda pretende conhecer: Leste Europeu, Portugal, Espanha, Nova Zelândia
Leia mais relatos de leitores
"Localizada na Plaza de Las Naciones Unidas, junto à Faculdade de Direito, La floralis genérica é a primeira escultura em movimento da Argentina, obra do arquiteto Eduardo Catalano. É impressionante vê-la abrir com os primeiros raios de sol da manhã e encantar-se com seu esplendor ao entardecer!"
Eudes Vinícius e Valquíria
De Santa Maria, em janeiro de 2016
"Em Puerto Madero, está atracada desde 1994 a Fragata Sarmiento, embarcação construída na Inglaterra em 1897 que, atualmente, serve como museu. O nome é uma homenagem ao presidente argentino Domingo Faustino Sarmiento, que fundou a Escuela Naval Militar, em 1872. Atrás da fragata, é possível ver os imponentes prédios construídos na zona portuária e que remodelaram esta belíssima cidade."
Alexandre Diesel Bender e Deise Osório Figueiredo
Em dezembro de 2014
"El Rosedal fica localizado no bairro de Palermo e faz parte do complexo do Parque Tres de Febrero. Inaugurado em 1914, é perfeito para passear e observar a beleza de jardins, esculturas e fontes. O parque fica cercado e é muito bem cuidado e conservado. No local, há diversas espécies de rosas que, na primavera, mostram sua beleza."
Sinthia e Frederico Ritter
De Porto Alegre, em julho de 2016