Atividades cheias de adrenalina, em que a integração com a natureza não vem sem uma boa dose de aventura, estão atraindo mais do que "iniciados" em busca de emoções fortes.
No Rio Grande do Sul, a Serra é um polo desse tipo de turismo, tanto que até desenvolveu um roteiro específico para quem quer curtir todas as opções, o Aventuras na Serra Gaúcha.
Passeios de quadriciclo e mountain bike, rafting, rapel, escalada e tirolesa são algumas das práticas emocionantes que o viajante e sua família podem vivenciar em cidades como Canela, Três Coroas, Cambará do Sul e o distrito de Criúva, em Caxias do Sul. Confira algumas sugestões a seguir.
TRÊS COROAS - Conhecida também por seu templo budista, a cidade é banhada pelas águas do Rio Paranhana, o que a transforma em um polo de aventuras pluviais. O rafting é uma das principais atrações para quem quer descer as corredeiras do rio em botes infláveis. Os passeios saem de dois locais: o Parque das Laranjeiras, onde são realizadas competições de canoagem, e o Brasil Raft Park. Em ambos, empresas especializadas oferecem guias treinados e infraestrutura segura para a prática do esporte.
CAMBARÁ DO SUL - Dentre as dezenas de opções possíveis para desbravar a natureza da região, que tem um dos conjuntos de cânions mais exuberantes do mundo, os aventureiros podem explorar a área a cavalo, em passeios guiados. Não falta a beleza de rios, cachoeiras e florestas de araucárias, para ser apreciada em ritmo tranquilo. Para quem gosta de exercício, há também as trilhas feitas de mountain bike.
>> Roteiro apresenta cultura alemã rural em Nova Petrópolis
>> Onde fazer enoturismo no Rio Grande do Sul
CANELA - A lareira e o chocolate dão vez aos esportes radicais dentro do Alpen Park. Lá, as opções são variadas para quem quer ver a natureza sob diferentes ângulos e alturas: desde a parede de escalada, a tirolesa e os passeios de quadriciclo dentro da área do parque até o arvorismo, em que o visitante pode conhecer as paisagens da Serra caminhando perto das copas das árvores.
CAXIAS DO SUL - O distrito caxiense de Criúva oferece uma oportunidade de ver um lado diferente da maior e mais industrial cidade da serra gaúcha. Um dos passeios mais procurados no local é a trilha noturna. A visibilidade zero, os barulhos naturais da mata e a possibilidade de ter um bom bate-papo à beira da fogueira ao fim do caminho ajudam o viajante a superar seus medos e conhecer a natureza de uma nova forma.