As fotos dos longtail boats à beira de um mar azul-esverdeado sempre causaram em mim um fascínio pela Tailândia, o que aumentou quando assisti ao filme A Praia, com Leonardo DiCaprio, rodado em Maya Bay, uma das paradisíacas e desabitadas praias da ilha Phi Phi Leh.
Não foi só a beleza da costa que me levou ao país, mas a vontade de conhecer um lugar exótico, com uma cultura tão rica e diferente, e experimentar sensações inéditas. Noventa e cinco por cento da população segue a filosofia budista. Uma visita a templos como o do Buda de Ouro e do Buda Reclinado e ao Grande Palácio, entre os cerca de 600 que têm somente em Bangcoc, deixam qualquer pessoa impressionada com a beleza dessas construções e com a espiritualidade e devoção do povo, manifestadas, entre outras maneiras, por meio das oferendas.
Além do budismo, os mercados, com destaque para o flutuante e o do trem, são outra marca da Tailândia. Como a população tem o hábito de comprar alimentos frescos todos os dias, há muitas feiras na rua, e é maravilhoso caminhar no meio desse colorido e experimentar os sabores deliciosos do país.
Há muitas frutas que não encontramos por aqui, chás gelados e doces, sem falar nas belíssimas flores, como a pequena rak, que significa "amor", e as muitas espécies de orquídeas.
O que mais experimentar na exótica Tailândia? Por que não dar mamadeira para um tigre, no Templo dos Tigres, em Kanchanaburi, ou passear e tomar uma ducha de tromba de elefante em um rio? Só com a mente receptiva e os sentidos afinados é possível desfrutar tudo o que esse país oferece.
Perfil
Rejane Paludo, 36 anos, é jornalista em Caxias do Sul
Lugares que conhece: Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Áustria, Itália, Aruba, Curaçao, Camboja, Tailândia, Indonésia, Emirados Árabes Unidos, Uruguai, Paraguai, Argentina e 12 Estados brasileiros
Ainda pretende conhecer: Grécia, Turquia, Canadá, Marrocos, Polinésia Francesa, China e Peru, entre outros
Confira outras fotos que os leitores enviaram para o Seu Olhar