Localizada na Região Serrana do Rio de Janeiro, a cidade de Nova Friburgo já está preparada para a chegada da primavera. As belezas da estação já podem ser vistas na cidade e em todos os distritos da região.
E não são apenas os turistas que ganham com a nova estação. Nova Friburgo é considerada hoje a maior produtora de flores de corte do Estado e a segunda maior do Brasil, atrás apenas de Holambra, em São Paulo.
Concentrando cerca de 500 floricultores, o município é famoso pela produção de rosas, lírios, gérberas, cravos, palmas, crisântemos, astromélias, tangos, e copos de leite. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o cultivo de flores no Brasil foi responsável por gerar cerca de 17,6 mil empregos e movimentar, em 2012, R$ 470 milhões.
De acordo com o presidente do Convention, Flávio Stern, a primavera é a segunda estação mais importante para Nova Friburgo, tanto para a produção de flor como para o turismo da região.
- Seguida do inverno, a primavera consegue agregar dois grandes atrativos, o clima frio e as belezas naturais que brotam na nova estação, agradando produtores e turistas - conta.
Por conta disso, o Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau preparou um roteiro com os melhores lugares para curtir a primavera e admirar as belezas naturais da Serra.
Mercado das Flores
Logo na entrada urbana de Nova Friburgo, no bairro de Ypú, o Mercado das Flores oferece aos visitantes a oportunidade de adquirir as principais espécies de flores produzidas na região, além de encantar pelo o aroma e pelo multicolorido das flores a venda nos quiosques do local.
Country Clube
Com uma área de 194 mil metros quadrados, dos quais 180 mil são jardins, o Nova Friburgo Country Clube foi projetado por Glaziou, paisagista francês, também responsável pelo projeto da Quinta da Boa Vista, na capital fluminense. Ele introduziu na área verde do clube um estilo romântico, com predominâncias de curvas, lagos, pontes, elevações e depressões. No local, plantas raras nativas, exóticas e outras advindas de diversas partes do mundo como a "Ginko Biloba", cerejeiras japonesas, papiros egípcios, magnólias, bambus indianos, plátanos canadenses, cedros do Líbano, entre outros.
Apiário Amigos da Terra
Localizado no Km 51 da estrada Terê-Fri, o sítio produtor de mel e outros derivados de abelha, proporciona ao visitante conhecer colmeias de abelhas e degustar os vários sabores do mel devido às variações das flores de onde as abelhas tiram o pólen. O local conta com jardim florido, parquinho recreativo e um salão educativo. O programa perfeito para fazer com crianças.
Toca da Onça
No distrito de Lumiar, a Toca da Onça é um povoado rural que atrai diariamente amantes de trekking e ecoturismo. Em suas redondezas é possível contemplar a natureza nativa da Serra dos Órgãos, como azaleias, copo de leite e flores silvestres. No caminho para Quartéis, distrito de Silva Jardim, o visitante ainda pode apreciar a natureza nativa da Mata Atlântica, além das encantadoras vistas da Região dos Lagos e Lagoa de Juturnaíba.