Com a temporada de verão aberta, o movimento só aumenta nas praias do Litoral Norte. Uma das mais procuradas da região, no entanto, tem preocupado veranistas no que diz respeito à segurança à-beira-mar. Em Torres, moradores e turistas têm apontado quantidade insuficiente de guaritas de salva-vidas em alguns pontos da praia, uma vez que algumas estruturas estão desabilitadas ou em reformas.
Na Praia da Cal, ao menos uma delas, a de número 9, tinha telhas quebradas e estava desativada, sem socorristas, neste sábado (23), quando a reportagem esteve no local.
— É a primeira vez que vejo isso em 58 anos, moro a vida toda em Torres. Tem só uma guarita com salva-vidas na Praia da Cal, está assim desde novembro, pelo menos. Se alguém se afoga nesse ponto perto da guarita 9, até eles correrem da 10, leva um tempo. E ainda vai chegar mais gente até o fim do ano. Eu adoro a minha cidade, mas está deixando a desejar neste verão — afirma Berenice Mariano, moradora da praia.
Sem salva-vidas, o local serve apenas de proteção contra o sol para veranistas, que se instalam embaixo da estrutura, aproveitando a sombra.
— Essa casinha (a guarita 9) é importante que esteja ativa, para que toda essa enorme praia conte com duas equipes de salvamento. Só uma, como está agora, não é suficiente, e isso nunca ocorreu antes. A praia está lotada e a guarita está como? Servindo de proteção do sol para os veranistas — queixa-se Naná Hauser, que reside em Torres há cinco anos, mas veraneia no município há 55.
Segundo o relato de veranistas, as guaritas que não estão em funcionamento não teriam estrutura segura para receber as equipes. Elas teriam sido afetadas pela ressaca do mar.
Ao lado, a guarita 10 foi inaugurada na semana passada, segundo banhistas. Até então, estava em reformas e a equipe de salva-vidas vinha usando uma estrutura que ficava na areia da praia, no mesmo local dos quiosques.
Na Praia Grande de Torres também é constatado improviso, na guarita 7. Fechada, ela passa por reformas. Enquanto isso, guarda-vidas usam um gazebo. A equipe se instalou em um ponto um pouco mais elevado em relação à areia, em uma parte com grama.
O que diz a prefeitura
A prefeitura de Torres afirmou que a praia conta com 19 guaritas, em toda sua extensão. Segundo a administração local, a guarita 9 será substituída por uma nova "o mais breve possível", pois a estrutura que está no local é do último verão. A nova casinha, que seria instalada na região, foi quebrada no transporte, por isso, houve atraso na substituição.
A equipe de guarda-vidas que ficava na 9 atua agora na casinha 10, ao lado, de onde faz o monitoramento dos banhistas. Segundo a prefeitura, nenhum ponto está desassistido.
Ainda segundo a administração municipal, é o Corpo de Bombeiros que informa quantas guaritas devem ser instaladas e em quais locais, e a pasta faz licitação para verificar qual empresa será contratada para o serviço.