A terça-feira (5) tem tempo bom, sol e céu azul em Capão da Canoa. Apesar do dia perfeito, com 28º C por volta das 10h, os veranistas estão se dividindo entre a praia e a estrada. Por um lado, tem gente aproveitando o mar com água clara e bandeira amarela. Por outro, há motoristas que já enfrentam mais de 3 quilômetros de lentidão na RS-407, para acessar a Estrada do Mar, na manhã desta terça-feira.
Na altura da guarita 77 de Capão da Canoa, tem muita gente na beira da praia, mas o movimento para o horário é menor em relação aos outros dias do Carnaval. A veranista Isabel Oliveira, de Porto Alegre, disse que vai aproveitar o dia até o último raio de sol.
— Estrada, pra quem pode, claro, só amanhã (quarta-feira) e pela tarde. Ainda mais porque hoje tem mais espaço aqui na areia — ressalta Isabel.
Ela e a família contaram que irão retornar somente quarta-feira (6), mas ressaltaram que vão monitorar o trânsito para não enfrentar problemas. A água está mais clara e menos gelada.
Unidos no bloco da estrada
Apesar do dia perfeito na beira da praia, tem veranista que preferiu sair mais cedo para evitar congestionamentos. No entanto, em Capão da Canoa, por exemplo, as pessoas já estão enfrentando mais de três quilômetros de lentidão até a Estrada do Mar.
Há também lentidão na Interpraias, tanto na saída de Nova Tramandaí para Tramandaí, na RS-030, quanto de Imbé para Atlântida Sul, na Estrada do Mar.
Carina Martins, de Viamão, lamentou ter que sair mais cedo da praia de Mariluz, em Imbé, devido ao dia bonito, mas foi a melhor opção, segundo ela, para tentar evitar congestionamentos. Ela e o marido saíram por volta de 7h, quando ainda estava fluindo a Interpraias até a Estrada do Mar. Outros motoristas não estão tendo a mesma sorte. Depois das 10h, este trecho passou a ter pontos lentos. A previsão é de que o fluxo aumente ainda mais a partir das 15h.