Nesta sexta-feira (16), uma massa de ar seco predomina no Rio Grande do Sul e garante o tempo firme em todas as áreas. A exceção é o Litoral Norte, onde o tempo poderá ficar nublado. Em Porto Alegre, o dia começa com temperatura na casa dos 19°C, podendo chegar a 29°C ao longo do dia.
Durante a manhã, faz frio nas áreas de Serra, mas as mínimas já não ficam tão baixas quanto no dia anterior. Em São José dos Ausentes, por exemplo, a mínima é de 11°C – contra 7,8°C na quinta-feira (15). As temperaturas na parte da tarde seguem elevadas e a umidade do ar cai abaixo do ideal nas horas mais quentes do dia. Durante a noite e madrugada, as temperaturas caem, principalmente nas áreas mais elevadas.
O tempo muda em parte do Estado no sábado (17). Algumas áreas de instabilidade – associadas à um sistema de baixa pressão atmosférica no norte do Paraguai e aos ventos fortes – ajudam a aumentar a nebulosidade nas áreas de fronteira do noroeste gaúcho com a Argentina, como em Santa Rosa. Até o fim do dia, as nuvens que se formam podem provocar chuva localizada que devem ser acompanhadas por trovoadas, porém, com baixos acumulados.
Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, o sol predomina ao longo do dia e não há condição para chuva. Além disso, as temperaturas seguem elevadas na parte da tarde. Na Capital, a máxima pode chegar a 29°C.
No domingo (18), a tendência é de tempo firme em grande parte do Rio Grande do Sul, como em Porto Alegre. O sol aparece entre poucas nuvens e eleva as temperaturas no decorrer da tarde, aumentando a sensação de calor.
A umidade relativa do ar segue abaixo do ideal nas horas mais quentes do dia, principalmente na metade Sul e na região central do Estado. Já entre as áreas de fronteira com a Argentina e que fazem divisa com Santa Catarina, as instabilidades ganham força e há previsão para pancadas de chuva com baixos volumes, mas com potencial para trovoadas.