Uma saída irregular de esgoto foi lacrada pela equipe da Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental, Vigilância Sanitária e do Programa Floripa Se Liga na Rede na Cachoeira do Bom Jesus, no Norte da Ilha, na manhã desta sexta-feira (22). O hotel Maratea Mare, localizado na avenida Luiz Boiteux Piazza, descartava esgoto de um chuveiro, um banheiro e um quiosque direto na praia. Outros 22 quartos estavam ligados corretamente à rede de esgoto.
O proprietário do imóvel foi autuado pela Vigilância Ambiental e será multado. A saída de esgoto que estava ligada diretamente à praia foi lacrada e a situação será monitorada para garantir que o proprietário corrija o problema.
– A rede de drenagem acaba levando todo o efluente, regular e irregular, para os cursos de água - no caso, o rio e o mar. As fossas com mau funcionamento podem contaminar o lençol freático, que aqui é bem alto. Isso gera um grande problema de contaminação de água e compromete a saúde pública – afirma o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro,
A reportagem entrou em contato com o hotel em duas oportunidades para buscar a posição do proprietário do empreendimento sobre o problema constatado. Foi informada de que ele não se encontrava no local e que a ligação seria retornada com uma resposta, o que não ocorreu até a publicação dessa matéria.
Nesta sexta-feira, as ações de fiscalização continuam. No período da tarde está prevista a interdição de um extravasor localizado dentro de um poço de inspeção da rede de esgoto, nos ingleses, no Norte da Ilha.