Time gatos ou time cães, não importa – todos que passaram neste sábado (14) pela 12ª Exposição de Felinos realizada em Porto Alegre ficaram encantados com a fofura dos animais. O evento reuniu 90 gatos de 15 raças diferentes, incluindo Munchkin, Bengal, Maine Coon, Ragdoll, Persa, Exótico, Sphynx e SRD (sem raça definida).
Realizada no Salão Ouro do Hebraica, no bairro Bom Fim, a mostra gratuita ocorre também neste domingo (15), das 13h às 18h. Neste sábado, cerca de 1 mil pessoas de diversas idades passaram pelo local para conhecer e acariciar os peludos (ou pelados). O evento trouxe raças raras, como Sphynx, cuja principal característica é não ter pelos, além de apresentarem pele enrugada e rosada.
Também chamaram atenção dos visitantes os gatos da raça Maine Coon, que são gigantes. Esses felinos podem chegar a cem centímetros de comprimento. Por serem os mais exóticos, os bichanos dessas duas raças foram as principais estrelas da tarde.
— Temos o objetivo de desmistificar o comportamento dos gatos diante do público. Muitos ainda pensam que eles são agressivos. Ao manter boas práticas de criação, também desenvolvemos a parte emocional dos gatos, fazendo com que sejam extremamente sociáveis e agreguem no ambiente familiar, além de cuidar da saúde e bem-estar deles — explica o criador João Paulo Cavalcante Lima, do Gatil Cavalcante, especializado em gatos Maine Coon.
Ele veio de São Paulo para participar do evento e conta que a preparação é uma etapa importante. João Paulo trouxe uma mala de 23kg somente com os itens de cuidado do gato, incluindo produtos de banho para deixar o animal impecável no momento da apresentação.
Promovida pela União dos Criadores de Gatos do Brasil (Unigat-BR), a exposição é realizada juntamente de um campeonato regional, com participantes de toda a América do Sul. Por isso, o evento reúne felinos de altíssimo padrão. Os criadores participam destes eventos a nível internacional cerca de oito a 10 vezes ao ano.
— O mercado pet está ganhando cada vez mais espaço. Para nós, que somos criadores responsáveis, é muito importante esse tipo de evento, porque gera turismo, gera economia e movimento do terceiro setor também — diz Wilton Paz, criador especializado em gatos Persas, Exotic ShortHair e Himalaios.
Na avaliação, são levados em consideração aspectos como manutenção do padrão de raça, docilidade, se o animal está bem cuidado, estado de saúde, brilho e coloração da pelagem, entre outros critérios. A competição conta com a avaliação de quatro juízes internacionais, sendo dois argentinos, um colombiano e uma uruguaia, além de dois brasileiros.
A organização ainda promove uma ação solidária, para a qual solicita aos visitantes a doação de uma lata ou pacote de leite em pó, que será doado para o Asilo Padre Cacique.