Duas sorveterias brasileiras, uma paraense e outra baiana, figuram entre os 100 sabores "mais icônicos" do mundo em 2024, de acordo com a publicação gastronômica norte-americana TasteAtlas.
A Sorveteria da Ribeira, de Salvador, e a Cairu, de Belém, repetiram o feito que já haviam conquistado no ano passado com os sabores de tapioca e açaí, respectivamente.
Além das duas marcas, a lista contém produtos de mais de 30 países. Somente Itália e Estados Unidos aparecem com mais de 20 sorvetes cada.
A TasteAtlas agrupou os sabores em uma lista única, sem hierarquia.
Quais são os sorvetes brasileiros "mais icônicos do mundo"
Sorvete de açaí
Para a publicação americana, o sabor da sorveteria Cairu, de Belém do Pará, chama atenção por misturar doçura e acidez. O açaí é um símbolo da região amazônica. Segundo o g1, o sorvete é produzido diariamente de forma artesanal.
Sorvete de tapioca
O sabor é o que coloca a Sorveteria da Ribeira, de Salvador, em destaque. Para alcançar o resultado, a empresa mistura farinha de mandioca com sorvete cremoso, o que gera uma textura única, segundo a TasteAtlas.
A Ribeira foi criada em 1931 e é a segunda mais antiga da Bahia, localizada na Cidade Baixa, região histórica da capital baiana.