O Cristo Protetor de Encantado, no Vale do Taquari, será um dos destaques de documentário que busca captar imagens e histórias das estátuas mais grandiosas do planeta. Para registrar o monumento, os cineastas turcos responsáveis pelo projeto, Burak Akyol e Eren Cakir, visitarão o Rio Grande do Sul de 13 a 19 de agosto.
As gravações de In the Shadow of Giants (À sombra de gigantes, em tradução livre) começaram ainda antes da pandemia, em 2020, com visitas a diversos países. Apesar do atraso causado pela crise sanitária global, as filmagens foram retomadas. O objetivo do projeto é não apenas destacar as estátuas, mas também analisar seu impacto cultural e histórico nas regiões onde estão localizadas.
Previsto para ser concluído e divulgado em 2025, o documentário garante ser uma exploração das grandiosas obras que dominam o horizonte global. Segundo Burak e Eren, a ideia é buscar mais do que simplesmente registrar imagens; eles buscam entender o contexto histórico por trás dessas construções.
— O projeto surgiu da pergunta: "Por que a humanidade constrói estátuas tão grandiosas desde o início da história?" Quis encontrar uma resposta e criar uma película sobre essas imensas estátuas ao redor do mundo — explica Akyol.
Vinda ao RS
Durante esse período, Burak e Eren captarão imagens do Cristo Protetor, estátua que atrai visitantes pela sua grandiosidade e significado para a comunidade encantadense. Eles serão recebidos por membros da Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE), responsáveis pela concepção e gestão da construção.
Durante o percurso, eles também realizarão entrevistas com pessoas envolvidas na concepção, construção e promoção do monumento, para entender o impacto cultural e espiritual da estátua na região do Vale do Taquari. Além da visita ao município gaúcho, o Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro, também faz parte do itinerário dos documentaristas.
— Estarei no Brasil pela primeira vez. O país é especialmente conhecido pela estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, mas com esse projeto, quero mostrar ao mundo que existe uma estátua de Jesus Cristo muito maior do que a do Rio — afirma Akyol.
Oportunidade para o município
Para o presidente da AACE Robison Gonzatti, a visita será uma oportunidade especial para desenvolver o turismo no município do Vale do Taquari, além de mostrar o Cristo para o mundo.
— Acreditamos que a filmagem terá um impacto significativo em diversos aspectos. Em primeiro lugar, esperamos que contribua para a promoção turística da nossa região. O Cristo Protetor atrai visitantes de diversas partes do Brasil e do Exterior. Com a exibição do filme, esperamos que esse fluxo de turistas aumente ainda mais, impulsionando a economia local — afirma.
Ele também cita a obra como uma oportunidade singular para contar a história da estátua, algo que envolveu toda a comunidade de Encantado:
— A construção da estátua foi um processo desafiador e emocionante, que envolveu a comunidade inteira. Será uma oportunidade única de compartilhar essa história com pessoas de diferentes culturas e crenças, fortalecendo os laços entre as nossas populações.
O Cristo Protetor
A edificação foi iniciada em 2019 e concluída em 2023. Conta com 43,5 metros de altura, incluindo o pedestal, e 37,5 metros apenas da estátua. A envergadura dos braços é de 39 metros. A construção fica no Morro das Antenas, a 432 metros acima do nível do mar, e conta com elevador e vista privilegiada do vale.
Um complexo também está sendo construído no local. Quando concluído, o lugar terá uma série de espaços integrados, com destaque para uma capela de vidro. As obras estão atualmente em andamento e a expectativa é de que sejam finalizadas até o final de 2024. Outras informações estão disponíveis no site.
*Produção: Murilo Rodrigues