Pela primeira vez, a capela do Cristo Protetor de Encantado vai sediar uma Missa Crioula. A celebração, que une fé e tradição, será no dia 2 de março, às 17h, com entrada franca.
A missa será celebrada pelo Padre Genoir Pieta, da Paróquia São Pedro, e contará com a participação do CTG Giuseppe Garibaldi e do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, ambos do município de Encantado.
De acordo com o patrão do CTG Giuseppe Garibaldi, Geovani Dalpian, a liturgia será adaptada à cultura gaúcha, com cantos, orações e instrumentos musicais típicos.
— Além disso, um dos nossos colegas irá declamar, durante a missa, a Prece do Gaúcho — comentou Geovani.
O público poderá acompanhar a missa em um ambiente acolhedor e celebrar a fé de maneira bem tradicionalista.
— Durante a missa, procuramos sempre apresentar utensílios, objetos, enfim, elementos que fazem parte da rotina do gaúcho e da nossa cultura. Estar no Cristo Protetor e celebrar uma missa crioula, fortalece nossa fé, e nos inspira a sermos pessoas melhores a cada dia — acrescentou a patroa do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, Valeria Maria Bertamon Belotti.
Após a celebração, integrantes do CTG Giuseppe Garibaldi e do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi farão uma apresentação de danças tradicionais aos pés do Cristo Protetor.