Em 25 de julho celebra-se o Dia de São Cristóvão, data marcada por solenidades em alusão ao santo conhecido como protetor dos motoristas e viajantes. Além das missas e orações, bênçãos aos motoristas e procissões motorizadas marcam as homenagens ao santo. No próximo domingo (28), Porto Alegre e Canoas devem levar milhares de condutores às ruas, com duas procissões agendadas.
A celebração de São Cristóvão está enraizada na tradição cristã de honrar santos que desempenharam papéis significativos na história da Igreja. Ele é venerado como protetor dos motoristas, viajantes, peregrinos e marinheiros, além de ser um dos "Catorze Santos Auxiliares", invocado para proteção contra doenças e perigos durante viagens. Sua popularidade pode ser atribuída à sua inclusão na Legenda Áurea, um conjunto de biografias de santos escritas no século XIII para disseminar valores morais edificantes.
Uma missa às 19h30min desta quinta-feira (25) marca o início das celebrações no Santuário São Cristóvão, em Canoas, Região Metropolitana, que será seguida por um jantar festivo no salão paroquial, em que será servido sopa de capeletti. Os ingressos, no valor de R$ 30 por pessoa, devem ser adquiridos antecipadamente na secretaria do Santuário ou pelo telefone (51) 3477-1908.
Na zona norte de Porto Alegre, a Paróquia São Cristóvão, no bairro Parque Santa Fé, inicia seu cronograma de celebração com uma missa marcada para as 20h desta quinta-feira. As solenidades prosseguem no próximo domingo, com duas procissões motorizadas, almoço festivo e benção para os devotos, em cada uma das paróquias. (Veja o cronograma abaixo).
Procissões motorizadas
É comum nesta data que paróquias organizem carreatas e padres abençoem os veículos e seus condutores com água benta. Motoristas católicos também costumam carregar uma imagem do santo na carteira, junto com o documento de habilitação.
Santuário São Cristóvão
Milhares de fiéis são aguardados para a procissão motorizada do Santuário São Cristóvão, que deve percorrer as ruas de Canoas a partir das 9h do próximo domingo, após a celebração de uma missa agendada para as 8h e que marca o início das homenagens ao santo. O ponto de encontro dos condutores é em frente à paróquia, na Rua Tupi, 228, no bairro Igara. À frente do Santuário, o padre Rodrigo Costa destaca que mais de 4 mil devotos participaram da procissão em 2023.
O trajeto deste ano inicia-se pelas alças laterais da BR-116, em direção a São Leopoldo, até refinaria da Petrobrás. A procissão segue por ruas do centro da cidade, com passagem pela elevada da Avenida Getúlio Vargas, viaduto do bairro Rio Branco e Guilherme Schell, até o retorno ao santuário novamente pela BR-116.
Após a procissão, os motoristas receberão bênçãos em seus veículos, com água benta, para ter segurança nas estradas e percursos.
Paróquia São Cristóvão
O Complexo Cultural Porto Seco, na Rua Hermes de Souza, zona norte de Porto Alegre, é o ponto de encontro para a procissão motorizada organizada pela Paróquia São Cristóvão, no próximo domingo. A saída está marcada para 9h, em um trajeto de aproximadamente 2,2 quilômetros que segue até a sede religiosa, na Rua Osmindo Júlio Kuhn, 439, no bairro Santa Fé.
Os motoristas receberão orações e bênçãos na chegada à Paróquia, onde uma missa em homenagem a São Cristóvão será celebrada às 10h30min. Um almoço festivo no salão paroquial, logo após a solenidade, encerra as comemorações. Para informações sobre ingressos e valores entre em contato com a secretaria da Paróquia, pelo número (51) 33663253.