A chuva intensa desta semana no Rio Grande do Sul tem provocado suspensão e adiamentos de eventos em diferentes regiões. Previstos para ocorrer neste mês de maio, a 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) e shows do 34º Festival Internacional de Balonismo, em Torres, no Litoral Norte, foram afetados pelo volume de chuva registrado nos municípios. A Festa do Aipim, em São José do Hortêncio, e a Tricofest, em Nova Petrópolis, também tiveram mudanças.
A 17ª edição da Fenachim, de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, que aconteceria desta quarta-feira (1º) a domingo (5) e de 9 a 12 de maio, foi adiada para 2025. A Comissão Organizadora do evento divulgou a decisão nesta quarta. "As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul e geram calamidade e comoção, especialmente em Venâncio Aires e região, inviabilizam um evento festivo neste momento", afirmou em nota a comissão.
O grupo pediu ainda "a compreensão de todos, empatia para o atendimento às famílias atingidas". A nova data para o evento é 1º a 11 de maio do ano que vem no Parque do Chimarrão.
Já os shows que estavam na programação do 34º Festival Internacional de Balonismo para esta quarta (1º) e para quinta (2) foram suspensos. Conforme a prefeitura de Torres, as apresentações serão transferidas, "conforme possibilidade e disponibilidade, para segunda (6) e terça-feira (7)", após decisão de estender o evento. A previsão inicial era de enceramento da programação no domingo (5).
Segundo a organização, a entrada no Parque do Balonismo nesta quarta e quinta será liberada para o público até as 22h. Os ingresso para os shows serão válidos para segunda e terça, mas, quem preferir, poderá solicitar a devolução no site de vendas ou pelo (48) 8800.9138.
A abertura oficial do festival também sofreu alteração, e ocorrerá no próximo sábado, às 10h, junto ao lançamento do selo “Torres Capital Nacional do Balonismo”.
A prefeitura e a Associação Cultural de São José do Hortêncio informaram o cancelamento do restante da programação da Festa do Aipim, encerrando, portanto, a 19ª edição da festividade. "Ficam os agradecimentos a todos que se envolveram na organização da 19ª Festa do Aipim e também a todos que a prestigiaram. Os quatro dias em que a festa pode acontecer foram intensos e históricos, marcando com excelência as celebrações dos 200 anos da imigração alemã", disse a nota da organização.
A coordenação da 3ª Tricofest comunicou que a abertura do evento, prevista para o dia 10 de maio está adiada. Informações sobre a nova data serão divulgadas posteriormente.
"A coordenação solidariza-se com o grave momento que o estado do Rio Grande do Sul está passando e deseja que possamos, em primeiro lugar, preservar vidas e a posterior, restabelecer a normalidade dos movimentos logísticos e de vida em sociedade, que, por ora, estão sensivelmente afetados", disse a nota de adiamento.
Conforme outros eventos forem cancelados ou sofrerem alterações, está reportagem será atualizada.