O Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da natureza, celebrado nesta quarta-feira (4), foi marcado por missas e bênçãos aos pets em Porto Alegre. Pela manhã, mesmo com o tempo nublado, o movimento de fiéis na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Santana, se intensificou a partir das 9h. Já na entrada, o público era recebido pelo frei Luiz Eduardo Dias Lima, que aproveitava para abençoar os bichinhos.
Dentro da paróquia, durante a missa, uma cena chamava atenção: fiéis acompanhados dos animais. É o caso da nutricionista aposentada Ana Maria Behrends, 61 anos, que assistiu à cerimônia religiosa com a pequena Francisca, uma cachorra da raça maltês com dois anos e sete meses de idade. Chica, como é conhecida, ganhou o nome em homenagem a São Francisco de Assis.
Ana Maria diz que cumpriu uma promessa após outra mascote da família, Betina, um micro toy poodle, superar duas vezes uma doença hepática:
— Fiz várias novenas para São Francisco de Assis para ela ficar curada. E ela ficou. E nessas vezes eu tinha fé, mas também medo de perdê-la. Prometi para São Francisco, mesmo sem saber se teria outra cachorrinha ou não, que se um dia eu a tivesse, levaria o nome dele.
Como reside há 25 anos no bairro da paróquia, Ana Maria diz que todo ano participa da missa no início de outubro.
Pedidos por saúde, paz e amor
O professor de tênis Éverton Marques, 38 anos, frequenta o local há 10 anos. Na companhia do filho Francisco, 10, ele também levou Thor, um cão de cinco anos da raça Spitz Alemão, também conhecida como lulu-da-pomerânia. O trio saiu do bairro Sarandi, onde reside, distante cerca de 12 quilômetros da paróquia, para participar da missa. Marques afirma que sempre pede por saúde e paz.
— Sempre trazemos o Thor para a bênção em outubro, mas uma vez por mês venho na igreja com meu filho — observa, acrescentando que o filho foi batizado no local.
— E hoje deu tudo certo para a gente vir pela manhã, porque a chuva deu uma trégua — completa.
O aposentado Brasil Mendes de Campos, 68 anos, que reside na Cidade Baixa, também aproveitou a manhã para levar Mel, uma vira-lata de um ano de idade, para receber a bênção. Campos afirma que pediu saúde, paz e amor aos animais.
— A gente tem fé, ama os animais. É um bom momento de participar. É a primeira vez que venho — afirma.
Conforme frei Lima, pela manhã a maioria das pessoas levou cães para receber a bênção.
— Muitos vêm agradecer pela saúde dos bichinhos que ficaram doentes e depois se curaram — frisa.
Presépio em homenagem ao santo
Um presépio foi montado na entrada da igreja em homenagem a São Francisco de Assis, que reproduziu pela primeira vez, em 1223, o nascimento de Cristo em uma gruta na cidade de Greccio, na Itália. Ele destaca que a obra é uma homenagem a São Francisco, além de reforçar a mensagem de fraternidade e solidariedade.
— São Francisco de Assis convidou as pessoas para fazer personagens, colocou bichos, burro e boi no presépio. E o povo pode visualizar melhor esse mistério do Natal, em que celebramos o nascimento de Jesus Cristo — completa frei Lima.