A Campanha do Agasalho e Alimento 2023 da Prefeitura de Porto Alegre iniciou no final do mês de maio e soma 100 mil peças de roupas doadas que já passaram por triagem. A campanha deste ano é coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama, em parceria com o Sesc Mesa Brasil, Defesa Civil municipal e equipes da Guarda Municipal.
A primeira-dama da capital, Valéria Leopoldino, afirma que além de roupas, podem ser doados cobertores, alimentos não-perecíveis e itens de higiene. No caso de vestuário, os organizadores reforçam que sejam peças em bom estado de conservação.
Em 2022, foram doadas 176 mil peças de roupas que beneficiaram 117 entidades. Valéria afirma que neste ano a administração municipal não trabalha com meta de arrecadação.
— Eu acho inadmissível contar peças que não vão atender a população. Por isso a gente não se preocupa com meta, a gente se preocupa com a qualidade e com quem nós podemos atender, quem são as pessoas que precisam. Por exemplo, o que falta muito são peças infantis — diz Valéria Leopoldino.
A mobilização em Porto Alegre se estende até setembro e os pontos de coleta podem ser localizados no site da Prefeitura.
Já a Campanha do Agasalho do Governo do Estado arrecadou até esta quarta-feira (9) um total de 524.673 peças de roupas e calçados. A Defesa Civil Estadual organiza o recebimento, triagem e entrega dos materiais. De acordo com o órgão, a meta neste ano é ultrapassar as 800 mil peças até meados de setembro.
A cidade com maior número de doações é Caxias do Sul, na Serra, com mais de 20 mil itens entregues. Mesmo após o término da campanha, a Defesa Civil recebe durante todo o ano doações de roupas, materiais de higiene e de limpeza e alimentos na Central de Doações, que funciona junto ao Centro Administrativo do Estado. No site da Defesa Civil, existe uma lista de pontos de coleta da Campanha do Agasalho e também os Contatos das Coordenadorias Regionais.