A 29ª edição da Fenadoce começou nesta sexta-feira (2) em Pelotas, na região sul do Estado. Os portões abriram pontualmente às 14h e dezenas de visitantes ingressaram no pavilhão já nos primeiros minutos de feira. O movimento na primeira tarde foi intenso na busca dos primeiros doces desta edição. A expectativa é de movimentação intensa no primeiro final de semana do evento. A projeção da comissão organizadora é de que mais de 300 mil visitantes passem pelos pavilhões da feira durante toda a programação, que segue até 18 de junho.
A Fenadoce 2023 ocorre no Centro de Eventos de Pelotas. Neste ano, a temática do evento é "Doce Sabor da Infância", fazendo referência à memória afetiva dos visitantes. Os ingressos custam R$ 16,00 de segunda a quarta-feira e R$ 18,00 de quinta a domingo. Cada ingresso dá direito a um doce fino.
O evento, que conta com 42 estandes de docerias, terá neste ano o doce sendo vendido pelo preço de seis reais. A projeção da organização é que mais de 1,8 milhões de doces sejam comercializados. Além dos protagonistas da feira, existem também os estandes de serviços, comércio geral e agricultura familiar. Ao todo, 270 expositores estão presentes na edição deste ano.
A primeira visitante a entrar na feira de 2023 é a aposentada Vera Grigo, moradora de Cidreira, no Litoral Norte. Acompanhada do marido, Claudio, ela viajou até o sul do Estado apenas para conhecer a Fenadoce. Após uma viagem de quatro horas, ela conta o motivo que a levou até Pelotas:
— Sou completamente apaixonada por doces. Eu sempre olhava na TV, ouvia no rádio e ficava com vontade de ir a Pelotas e conhecer a Fenadoce. Finalmente esse dia chegou e estou aqui, sendo a primeira pessoa a entrar nesta edição.
A novidade desta edição é o ingresso digital. Na tentativa de resolver um dos problemas das últimas edições – as filas constantes nas bilheterias – a organização da feira, em parceria com a MinhaEntrada.com. Os visitantes podem adquirir as entradas de forma antecipada.
— Essa é a grande inovação deste ano. Era uma reclamação antiga que a organização ouviu e buscou solucionar — detalhou Daniel Centeno, membro da comissão organizadora.
A Fenadoce funcionará de segunda a sexta-feira das 14h às 22h e sábados, domingos e feriados das 10h às 22h.