As inscrições para a primeira edição do concurso de redação da Associação dos Juízes do RS (Ajuris) já estão abertas e todos os estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais podem participar. A iniciativa, que oferece mais de R$ 10 mil em prêmios para primeiros colocados, visa aproximar os jovens do trabalho dos juízes e juízas gaúchos. Inspirados pelo tema “Onde está a Justiça em sua vida?”, os alunos poderão inscrever seus textos até o dia 23 de setembro.
Segundo a juíza de Direito e uma das coordenadoras do concurso Samyra Remzetti Bernardi, a iniciativa busca estimular a discussão sobre a Justiça e o conceito de justo no dia a dia.
— A Justiça não está restrita à instituição do Poder Judiciário e ao Direito em si, os próprios conceitos de Justiça e do que é justo são objetos de estudo da filosofia há séculos. Esperamos que em suas redações os alunos reflitam sobre situações de justiças e injustiças nas suas vidas causadas por eles ou por terceiros, sejam em suas relações na escola, na família ou na comunidade onde vivem — afirma.
A inscrição deverá ser feita por meio de um coordenador da instituição de ensino do estudante, que será responsável por preencher a ficha de inscrição, coletar as assinaturas necessárias e enviar todos os documentos e a redação para a Ajuris. Cada instituição de ensino poderá inscrever até três alunos.
Os textos enviados devem conter de 25 a 30 linhas e estar na modalidade dissertativo-argumentativo, escritos a próprio punho com letra legível na folha timbrada do concurso. A folha para impressão, o edital e a ficha de inscrição podem ser encontrados no site da Ajuris.
Os trabalhos serão analisados pela Comissão Julgadora da associação, que avaliará quesitos como coesão à proposta indicada, criatividade, clareza e ortografia.
Prêmios
O concurso premiará os três melhores trabalhos, sendo o primeiro lugar com um notebook, o segundo com um tablet e o terceiro com um smartphone. A instituição de ensino do estudante classificado no topo do ranking receberá um computador desktop. O resultado será divulgado no dia 4 de novembro pelo site da entidade. O projeto conta com o apoio do Sicredi Ajuris.