A cena clássica de várias crianças ao redor de vídeogames, com televisores de tubo e cartuchos de diversos jogos volta, aos poucos, a ser comum em Santa Maria. Isso porque a Estante Gamer tem crescido cada vez mais. No “up” mais recente, como dizem os gamers, a conquista foi um espaço maior, segmentado, com salas para aproveitar os jogos, para consertos e até uma lancheria no mesmo local.
Quando começou a ideia, Matheus Medeiros de Oliveira juntou consoles de amigos e os guardou em uma estante. Aquele foi o pontapé inicial e, de lambuja, o batismo da empresa. Graduado em história e muito interessado pelos jogos, ele consegue contar, com naturalidade, a cronologia dos games e como cada um marcou sua época.
Com o tempo e com contatos, o grupo passou a fazer exposições. A mais tradicional é a participação no Brigue da Vila Belga, onde é possível jogar alguns clássicos. Mas também há dia de jogos em shoppings, eventos na Universidade Federal de Santa Maria e outras ações particulares.
Em determinado momento, a estante já não comportava mais todo o maquinário do grupo, e foi preciso buscar um novo espaço, agora fixo, para abarcar tudo o que se tinha. A Estante Gamer virou, de fato, o que víamos nos anos 1990.
Meses depois, o espaço já se tornou pequeno. Foi preciso buscar um novo lar. No próximo sábado (6), a sede passa a ser na Rua Eduardo Pinto de Moraes, n° 06. Para quem quiser acompanhar, a Estante Gamer também está nas redes sociais.
A Estante Gamer foi o tema do Santa Maria de Negócios desta semana. Confira, abaixo, a entrevista feita com Matheus Medeiros de Oliveira, idealizador do espaço: