Em 13 de julho de 1972, 76 médicos da Sociedade de Medicina de Santa Maria e da Sociedade de Medicina do Médio Jacuí realizaram assembleia para fundar a Unimed Santa Maria. O líder da reunião foi o médico Waldir Veiga Pereira. Na oportunidade, foi escolhida a primeira diretoria, que teve como presidente o médico João Eduardo Oliveira Irion, que ficou à frente da cooperativa por 17 anos. Hoje, o presidente é o médico cirurgião geral e do aparelho digestivo, formado pela Universidade Federal de Santa Maria Ernani Bülow, que está no comando da Unimed SM desde 2006. Ele foi o entrevistado do Santa Maria de Negócios desta semana. Confira abaixo.
Em uma época com poucas opções, a Unimed Santa Maria surgiu como uma forma de oportunizar o acesso mais fácil a serviços médicos na região. Hoje, são mais de 100 mil clientes atendidos nos 28 municípios de abrangência. Além disso, há 11 escritórios regionais espalhados para facilitar os serviços prestados aos seus clientes.
Para atender toda essa demanda, a estrutura em Santa Maria também cresceu ao longo dos anos, com um hospital próprio, pronto-atendimento, ambulâncias, laboratórios próprios e conveniados e equipamentos de alta tecnologia. Para operar tudo isso são mais de 500 funcionários e 700 médicos.
A Unimed Santa Maria oferece diversos planos, individuais, familiares, empresariais e também muitos atendimentos especializados, como medicina preventiva, medicina do trabalho, atendimento domiciliar e o SOS Unimed.