Uma das pessoas mais idosas do Rio Grande do Sul, a freira Inah Canabarro Lucas completou 114 anos de vida no dia 27 de maio. O dia de festa foi atrapalhado por uma internação da irmã – que agora já teve alta – no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. As equipes assistenciais da instituição, porém, não deixaram a data passar em branco: foram em grupo levar bolo e cantar parabéns a você para a religiosa (veja o vídeo no final da matéria).
Bisneta do general David Canabarro, que participou da Guerra da Cisplatina e da Revolução Farroupilha, freira Inah é conhecida por, além de ser uma das pessoas mais idosas do RS, ser a torcedora mais antiga do Inter – inclusive, recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19 protegida por uma máscara com o escudo do clube. Ela recebeu, em 2018, uma carta do próprio papa Francisco parabenizando-a pelo aniversário de 110 anos.
A mensagem do papa foi emoldurada e enfeita a parede da Casa de Acolhida Santo Henrique de Ossó, onde reside, que fica junto à Casa Provincial Santa Teresa de Jesus, no bairro Cidade Baixa. No texto, se lê: “Sua Santidade Francisco concede de coração a desejada bênção apostólica à irmã Inah Canabarro Lucas por ocasião do seu 110º aniversário natalício e invoca, por intercessão de Maria Santíssima, a abundância das graças divinas. 27 de maio 1908/2018”.
Irmã Inah nasceu em São Francisco de Assis, em 1908 — uma década antes da eclosão da pandemia de gripe espanhola, provocada pelo vírus influenza. Em 2016, durante entrevista para o Diário Gaúcho, foi perguntada sobre o segredo para se ter uma vida longa, no que respondeu:
— Eu não sou velha! E se é um segredo, eu não posso contar! — divertiu-se.
Claro que não era velha – naquela época, tinha recém completado 108 anos.