Ovos e coelhos gigantes instalados nas rótulas e ao longo das principais avenidas, coelhinhos nas portas do comércio, nos jardins das casas, voando de parapente e asa-delta e espalhados pela principal praça da cidade. Não há dúvida: a "Magia da Páscoa" tomou conta de Nova Petrópolis, na serra gaúcha, e deu nome ao evento que segue até 17 de abril.
Depois de dois anos sem festejos de uma das celebrações mais tradicionais da região, o município voltou a oferecer atrações na Praça das Flores e na Rua Coberta, no Centro, para lembrar a Páscoa. Diariamente, das 9h às 19h, e gratuitamente, a comunidade e os visitantes podem participar de atividades recreativas, apresentações teatrais alusivas à data e celebrações religiosas.
O Labirinto Verde, um dos principais símbolos de Nova Petrópolis, serviu de inspiração para uma das atrações infantis. Especialmente projetado para as crianças, o Labirinto de Páscoa está à disposição do público também de forma gratuita. Com textura de espumas e tecidos e paredes em altura que permite o acompanhamento dos pais, o espaço tem garantido a diversão da criançada e familiares que visitam o evento. Uma equipe de recreação infantil, que também disponibiliza pintura para os rostos, orienta e auxilia o público na travessia do labirinto.
A já tradicional caça anual ao ninho ocorrerá no próximo sábado (16), às 10h, ao lado do Labirinto Verde. Cerca de 80 ninhos serão escondidos na área. Crianças até 10 anos poderão participar. O que for encontrado por elas poderá ser levado para casa. E quem não encontrar também receberá um chocolate ao final da brincadeira.
Outra atividade que tem atraído grupos de estudantes levados pelas escolas de toda a região é o espetáculo teatral Bruxarias de Páscoa, da Cia. Goliardos, com duas apresentações diárias, às 9h e às 15h, num palco montado sob a Rua Coberta. Na terça-feira (12), as gargalhadas de crianças de quatro escolas podiam ser ouvidas a duas quadras do local. A diversão foi garantida.
Na mesma data, o casal Cindy Florentin, 25 anos, e Carlos Vieira, 24 anos, aproveitou a folga no trabalho para visitar os atrativos da cidade com os filhos Dilan, de um ano e cinco meses, e Keisy, três anos. Mesmo com chuva, a família, que é natural da província de Misiones, na Argentina, aproveitou cada cantinho da praça. Morando em Nova Petrópolis por conta de novos empregos, desde janeiro deste ano, Carlos e Cindy demonstravam encantamento pela decoração maior do que os próprios filhos. Os dois trabalham em aviários da região.
— É uma novidade para nós, pois estávamos morando em outra parte do Rio Grande do Sul onde não havia este tipo de comemoração. Aqui, a cidade está respirando Páscoa. Está tudo muito bonito — comentou Carlos.
Vindas de Alagoas, a psicóloga Eliane Warren, 56 anos, e a dentista Almira Alves, 67 anos, aproveitaram a semana para visitar a serra gaúcha. Gostaram tanto, que Almira tirou fotos até nos brinquedos da praça enfeitados para a Páscoa. As duas permanecerão no Estado até o próximo final de semana.
— Havia oito anos que não vinha ao Rio Grande do Sul. E não conhecia ainda Nova Petrópolis. Estou adorando tudo — comentou a dentista.
— É uma cidade pitoresca, com toda a temática europeia. Escolhemos esta época do ano para evitar as aglomerações de julho e dezembro, mas acabou que coincidiu com a Páscoa e encontramos muita gente do mesmo jeito — completou a psicóloga.
As atrações gratuitas relacionadas à Pascoa em Nova Petrópolis também estão movimentando os hotéis da cidade. Cerca de 90% dos 2,1 mil leitos da rede hoteleira local já foram reservados para o próximo feriadão. Segundo o prefeito, Jorge Darlei Wolf, a cidade tem como meta ampliar a movimentação turística nos próximos anos.
Hoje, o turismo representa 40% de toda a economia da cidade. E para que este número seja ampliado, a administração municipal organizou pelo menos um evento turístico diferente por mês até o final do ano. Depois da Páscoa, o próximo ocorrerá em maio e envolverá o setor têxtil de Nova Petrópolis.
Tradição da Páscoa movimenta também o interior de Nova Petrópolis
Além de toda a movimentação na área central da cidade, os moradores das localidades do interior também costumam se preparar para a Páscoa, cultivando tradições passadas de geração a geração. É o caso da agricultura e proprietária da Pousada Verde Paraíso, Maria Madalena Hillebrand, 53 anos, de Linha Imperial.
Todos os anos, semanas antes da data que celebra a ressurreição de Jesus, ela seleciona ovos de galinhas da propriedade para transformá-los em mimos de Páscoa. Depois de retirar com cuidado a gema e a clara, lava a casca e coloca para secar por alguns dias. Na sequência, decora cada ovo com tinta guache ou dá cor aos mesmos com papel crepom colorido molhado. O passo seguinte é preenchê-los com amendoim torrado ou bolinhas de chocolate.
— Começou com a minha avó Maria e, na infância, eu fazia junto com ela. Decidi manter a tradição porque, além de achá-la bonita, o ovo é uma das representações da Páscoa (do ponto de vista religioso, o ovo é considerado símbolo do nascimento e da vida). Faço para a família e também para quem me encomenda. Meu desejo é, um dia, fazer para as crianças hospedadas na pousada ou para visitantes da cidade. A ideia é mostrar a elas como era a Páscoa na nossa infância — conta Maria Madalena.
No vídeo a seguir, Maria Madalena dá dicas para decorar as cascas de ovos:
Confira a programação dos próximos dias:
14 de abril
- 9h às 19h – Feira de doces - Rua Coberta
- 9h às 19h - Decoração de Osterbaum – Praça das Flores
Traga seu ovinho para enfeitar a tradicional Árvore de Páscoa, Osterbaum. - 9h às 12h – Recreação infantil - Praça das Flores
Atividades, oficinas e brincadeiras para a criançada relacionadas à Páscoa. - 9h às 12h – Maquiagem artística - Praça das Flores
Para entrar no clima da Páscoa, as pinturas de rosto serão a diversão das crianças que visitarão o evento. - 9h30min – Teatro “Bruxarias na Páscoa - Rua Coberta
- 14h às 18h – Recreação infantil - Praça das Flores
- 14h às 18h - Maquiagem artística - Praça das Flores
- 15h – Teatro “Bruxarias na Páscoa - Rua Coberta
- 19h30 – Ceia Pascal – Congregação São Marcos, Pousada da Neve - IELB
- 19h30 – Culto com Santa Ceia – Paróquia Evangélica Luterana Bom Pastor
- 20h – Missa da Ceia do Senhor – Igreja Matriz São José do Operário
15 de abril
- 5h – Caminhada da Colheita da Macela
Tradicional caminhada na madrugada da Sexta-feira Santa em busca da Macela, erva que dá origem a um saboroso chá com propriedades medicinais, encontrada em campos e na beira da estrada. O orvalho da manhã do dia da morte de Jesus Cristo abençoa a erva, aumentando seu poder de cura, segundo a crença.
Local de saída para a caminhada: Praça Padre Amstad, em Linha Imperial
Percurso: 3 km e retorno de ônibus
Nível: Fácil
Inscrição: 1 kg de alimento não perecível que será doado ao Hospital Nova Petrópolis.
Mais informações e inscrições: Através do WhatsApp (54) 9.9109-5073, com Valdemar. - 9h – Culto Congregação São Marcos - Pousada da Neve - IELB
- 9h – Culto Congregação Da Paz - Nove Colônias - IELB
- 9h – Culto com Santa Ceia - Linha Araripe - Paróquia Evangélica Luterana Bom Pastor
- 9h – Culto com Santa Ceia - Faria Lemos - Paróquia Evangélica Luterana Bom Pastor
- 9h às 19h – Feira de doces - Rua Coberta
- 9h às 19h - Decoração de Osterbaum – Praça das Flores
- 9h às 12h – Recreação infantil - Praça das Flores
- 9h às 12h – Maquiagem artística - Praça das Flores
- 14h às 18h – Recreação infantil - Praça das Flores
- 14h às 18h - Maquiagem artística - Praça das Flores
- 15h – Cerimônia da Paixão - Igreja Matriz São José do Operário
16 de abril
- 9h às 19h – Feira de doces - Rua Coberta
- 9h às 19h - Decoração de Osterbaum – Praça das Flores
- 9h às 12h – Recreação infantil - Praça das Flores
- 9h às 12h – Maquiagem artística - Praça das Flores
- 10h – Rastro do Coelho - Praça das Flores
- 14h – Culto com Santa Ceia – Entrada de Nove Colônias - Paróquia Evangélica Luterana Bom Pastor
- 14h às 18h – Recreação infantil - Praça das Flores
- 14h às 18h - Maquiagem artística - Praça das Flores
- 15h – Teatro “Bruxarias na Páscoa - Rua Coberta
- 20h - Culto Congregação São Paulo – Av. Germânia - IELB
- 20h – Vigília Pascal - Igreja Matriz São José Operário
17 de abril
- 8h30 – Missa do Domingo de Páscoa - Igreja Matriz São José Operário
- 9h – Culto de Páscoa – Congregação São Marcos, Pousada da Neve - IELB
- 9h – Culto de Páscoa – Congregação Cristo, Pinhal Alto - IELB
- 9h – Culto com Santa Ceia – Congregação Bom Pastor, Linha Brasil - Paróquia Evangélica Luterana Bom Pastor
- 9h às 19h – Feira de doces - Rua Coberta
- 9h às 19h - Decoração de Osterbaum – Praça das Flores
- 9h às 12h – Recreação infantil - Praça das Flores
- 9h às 12h – Maquiagem artística - Praça das Flores
- 10h às 17h – Memórias de Páscoa - ECOVIV
Local: Sítio do Riacho (Entrada de Nove Colônias) - Linha Brasil
Investimento: Antecipado R$ 50,00 p/pessoa (crianças menores de 6 anos não pagam) | Na hora: R$ 55,00 p/pessoa (crianças menores de 6 anos não pagam)
Contato: (54) 98401-3993 (whatsapp) - 14h às 18h – Recreação infantil - Praça das Flores
- 14h às 18h - Maquiagem artística - Praça das Flores
- 15h – Teatro “Bruxarias na Páscoa - Rua Coberta
- 16h30 – Apresentação da Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis - Rua Coberta
- 18h – Encerramento da Magia da Páscoa 2022 - Rua Coberta
Encerramento do evento com apresentação das Pequenas Cantoras de Nova Petrópolis e Coro Juvenil de Nova Petrópolis - 18h – Missa do Domingo de Páscoa - Igreja Matriz São José Operário
* Programação sujeita a alteração sem aviso prévio.