O americano Robert Falkenburg, que foi um dos principais tenistas do mundo na década de 1940, morreu na quinta-feira (6), aos 95 anos, na Califórnia, nos Estados Unidos. A morte ocorreu por causas naturais, conforme comunicado pela família. As informações são do The New York Times.
No Brasil, embora também tenha sido um tenista de destaque, ele ficou conhecido como empresário. Falkenburg foi o fundador do Bob's, que é considerada a primeira rede de fast food da América Latina. Muito popular no Brasil, hoje a marca, já sob outra administração, possui cerca de 1,1 mil lojas no país.
A ligação de Bob Falkenburg com o Brasil se estreitou em 1947, quando se casou com a brasileira Lourdes Mayrink Veiga Machado. No ano seguinte, ele conquistou o maior feito de sua carreira de atleta, vencendo o campeonato de simples de Wimbledon, em Londres. Ele também ganhou dois Grand Slams jogando duplas, trajetória esportiva que o levou a ser nomeado ao Hall da Fama do Tênis Internacional.
Ainda na ativa, ele mudou-se com a esposa para o Brasil em 1955 e, defendeu as cores brasileiras em duas edições da Copa Deivis, em 1954 e 1955. De acordo com o Hall da Fama do Tênis, Falkenburg certa vez lembrou como em uma de suas viagens dos Estados Unidos para o Brasil ele estava “angustiado por não conseguir um hambúrguer ou milkshake decente”.
A primeira loja Bob's foi inaugurada antes da vinda em definitivo do casal para o Brasil, em 1952, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O negócio cresceu de forma gradual nos anos seguintes e em 1970, quando o casal decidiu viver nos Estados Unidos, tinha um pouco mais de 10 unidades.