Levar mais gaúchos e turistas de todo o Brasil ao Sul do Estado é o objetivo do Viaje pela Costa Doce Gaúcha, guia digital lançado nesta sexta-feira (30). O documento virtual traz uma série de dicas para explorar a região banhada pelas águas da Lagoa dos Patos, do Guaíba e da Lagoa Mirim.
São 50 páginas com dicas em 16 municípios da Costa Doce, passeios que vão desde o mirante da escadaria, em Guaíba, até a mesquita do Chuí. O guia também passa pela Lagoa dos Peixes e Lagoa dos Patos, em Tavares, o Museu Farroupilha e a Casa de Garibaldi, em Piratini.
O documento foi desenvolvido pelo Sebrae-RS para ajudar a fomentar o turismo na região.
— A gente vem trabalhando para que a Costa Doce se torne um roteiro turístico. Essa região faz parte da história do Rio Grande do Sul. Temos belezas naturais importantes, como a Estação Ecológica do Taim, além da própria Lagoa do Peixe. É uma região que oferece a oportunidade de as pessoas terem uma relação forte com a natureza. Sem falar nas próprias praias de água doce, em cidades como Barra do Ribeiro, Arambaré e Tapes — diz Jussara Cruz Argoud, gestora de projetos de turismo do Sebrae.
A ideia é que em breve o guia esteja disponível nos portais dos municípios que integram a Costa Doce para acesso de toda a população.