O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) abriu, nesta semana, as inscrições para o Prêmio Jornalismo MPRS. A honraria, que está na 22ª edição, reconhece os trabalhos que melhor divulgam a atuação do órgão. O evento é organizado pela Procuradoria-Geral de Justiça, em parceria com a Associação do Ministério Público e a Fundação Escola Superior do Ministério Público, e conta com apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) e da Associação Riograndense de Imprensa (ARI).
Ao abrir as inscrições para o prêmio, na quinta-feira (24), o MP-RS destacou, em comunicado, que a honraria “foca na valorização da informação qualificada” num cenário em que o jornalismo ético e profissional é confrontado com a desinformação provocada pelas notícias falsas.
"Para que a informação possa transformar para melhor a vida das pessoas, ela precisa ser verdadeira", destaca vídeo de divulgação do prêmio.
Na campanha de lançamento, jornalistas vencedores na última edição e demais cidadãos destacam a importância do jornalismo profissional.
Reportagens ou séries veiculadas no período de 12 de outubro de 2019 a 15 de outubro de 2020 poderão participar desta edição, desde que se enquadrem nos temas abaixo:
- Proteção Social (defesa dos direitos humanos, do consumidor, infância);
- Segurança Pública (combate e prevenção à criminalidade);
- Defesa do Patrimônio Público (combate ao desvio de dinheiro público e à corrupção, garantia da moralidade administrativa);
- Saúde e Educação;
- Sustentabilidade (defesa do meio ambiente e da ordem urbanística);
- Reportagem Universitária
Na inscrição em cada uma das categorias, poderão ser incluídas reportagens ou séries de reportagens publicadas em qualquer mídia (televisão, rádio, jornal, revista, portal de notícias, blog, redes sociais – Facebook, Twitter, Instagram, YouTube etc.). Cada profissional ou grupo de jornalistas pode inscrever apenas um trabalho em cada categoria. O mesmo material poderá concorrer em mais de uma mídia. Na categoria Reportagem Universitária, estudantes de jornalismo de universidades reconhecidas pelo Ministério da Educação poderão participar.
Edital e inscrições
As inscrições para o prêmio são realizadas exclusivamente pela internet e se encerram em 16 de outubro, mas esse prazo poderá ser prorrogado. O edital e o formulário de inscrição podem ser acessados em www.mprs.mp.br/premiojornalismo/.