As festas de final de ano são uma prova de resistência. A variedade de bebidas disponíveis na geladeira aumenta e controlar-se para não enfiar o pé na jaca pode ser uma tarefa difícil. Por isso, trazemos algumas dicas de como driblar a ressaca e aproveitar a noite de Natal bebendo espumante ou aquela cervejinha com a família e amigos sem grandes prejuízos.
Esteja bem alimentado
O primeiro conselho é controlar o número de vezes que o copo é reabastecido ao longo da noite. Mas como essa dica pode não ser acatada por muitos, Andressa Oliveira, nutricionista da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, reforça a importância de estar bem alimentado:
— Não estar em jejum é extremamente importante, porque assim o álcool não é absorvido com rapidez pelo intestino, o que evita a manifestação de seus efeitos em um período de tempo menor — explica ela.
O ideal é forrar o estômago com uma refeição rica em carboidrato, proteína animal (carnes, ovos, peixes) e as famosas “gorduras boas”, que podem ser encontradas em sementes, nozes, amêndoas, azeite de oliva, entre outros.
Mantenha-se hidratado
Beber água também é importante, segundo a nutricionista. Isso porque o álcool, quando ingerido em excesso, inibe a produção de uma enzima antidiurética, dos rins, que provoca a liberação de todo líquido que é consumido pela pessoa. Este ato simples, de intercalar a ingestão de álcool com a de água, auxilia no combate à desidratação, diz Andressa.
— Tudo o que comemos e bebemos é metabolizado pelo fígado. Quando consumimos álcool em doses exageradas, intoxicamos e desidratamos este órgão. Por isso, ficamos com dor de cabeça e náusea.