Minutos antes dos jogadores de Grêmio e Avaí entrarem em campo na Arena nesta quinta-feira (26) pelo Campeonato Brasileiro, a atenção dos torcedores se voltou para homenageados muito especiais: os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Eles foram ovacionados em campo pelo serviço prestado em solo italiano, quando fizeram parte das forças aliadadas que combateram na Segunda Guerra Mundial. A homenagem faz parte das atividades previstas pelo Comando Militar do Sul em comemoração aos 75 anos da participação da FEB no maior conflito armado da história da humanidade — na ocasião, o Brasil enviou para os campos de batalha italianos 25 mil combatentes. Desses, 467 morreram em confronto com as tropas do Eixo.
Posicionados no meio do campo, os ex=combatentes, com mais de 90 anos, acompanharam a execução da Canção do Expedicionário por três bandas militares, incluindo a do 3º Batalhão de Polícia do Exército, a do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda e a do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado.