Correção: Nairo recebeu 555 votos e Elenir, 436. O total foi de 998 eleitores – houve ainda dois votos em branco e cinco nulos, e não como foi publicado nesta reportagem entre 22h de 13 de janeiro e 15h20min de 14 de janeiro. A informação já está corrigida no texto.
O atual presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairo Callegaro, foi reeleito para o cargo. A gestão de 2019 será o quarto ano consecutivo do engenheiro civil, natural de Santo Ângelo, à frente do cargo. A eleição ocorreu durante o 67º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em São Borja, na Fronteira Oeste. Participaram do pleito 1.009 tradicionalistas.
Nairo Callegaro fez 555 votos e concorreu pela chapa Unindo Gerações. Sua concorrente, Elenir Winck, tentava ser a primeira mulher a comandar a entidade. Concorrendo pela chapa De Coração pela Tradição, ela fez 436 votos. Houve dois votos em branco e cinco nulos. O mandato é de um ano.
Embora não tenham escolhido Elenir para comandar o MTG, o tema anual a ser trabalhado pelas entidades tradicionalistas em 2019 será "Mulher Gaúcha - 70 anos de Inclusão no Tradicionalismo Gaúcho Organizado, suas conquistas e participações". A escolha também ocorreu neste sábado (12), no congresso em São Borja.
Em entrevista concedida a GaúchaZH antes da eleição, Callegaro prometeu continuar uma luta por "uma abertura maior do movimento, com mais participação da sociedade".
— O que nós temos que fazer hoje é uma revolução social. De inclusão dentro da sociedade, de entendimento, que a sociedade não nos enxergue pilchados por aí e seja uma forma de repelir: pelo contrário, que aproxime as pessoas para elas entenderem o movimento. De se aproximar do jovem, que está em formação — declarou o atual e vindouro presidente da entidade.