Um curso realizado pela Associação de Futebol Argentina (AFA) para promover o idioma e a cultura russos, nessa terça-feira (15), está dando o que falar. Longe das polêmicas de dentro do campo, o que chamou a atenção desta vez foi o caderno entregue aos participantes — membros da comissão técnica e jornalistas.
O centro da discussão foi um capítulo do manual dedicado a ensinar os homens como "ter uma oportunidade com uma russa". Em oito tópicos, a AFA dá dicas como "esteja atento a sua imagem" e "as russas não gostam de serem vistas como objeto".
Além das informações detalhadas em cada parágrafo, o manual encerra dizendo que "normalmente, as mulheres russas estão atentas a coisas importantes, mas encontrarás algumas que só valorizam as coisas materiais, seu dinheiro e se és bonito (...) Não te preocupes, há muitas mulheres bonitas na Rússia e nem todas são boas para ti. Seja seletivo".
Conforme relato do jornalista Pablo Calvo, do Clarín, o encontro foi interrompido por três pessoas, que trataram de recolher os guias e avisar que eles seriam devolvidos em breve. Em seguida, eles retornaram às mãos dos participantes, desta vez, sem as páginas com "dicas de sedução". No entanto, a medida foi em vão: o jornalista Ignacio Catullo já havia fotografado e publicado em seu Twitter as páginas, viralizando o conteúdo.
Questionado, o ministrante do curso, Eduardo Pennisi, advogado e professor de russo, confirmou que havia incluído o material no caderno porque "pareceu interessante". De acordo com o Clarín, Pennisi classificou os conselhos como "inocentes e absolutamente ingênuos".