Uma baleia com cerca de seis meses de idade e peso estimado em uma tonelada é mais um caso de morte entre uma espécie ameaçada de extinção. O filhote de baleia franca foi encontrado na manhã desta quarta-feira (16) em Xangri-lá, litoral norte gaúcho. Profissionais do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) serão deslocados de Imbé e Porto Alegre para coletar material. Uma necropsia irá indicar a causa da morte nos próximos dias. Inicialmente, o pesquisador do Ceclimar Ignácio Moreno, acredita que não há sinais de violência.
_ Já houve casos de ataques de orcas ou marcas de redes, mas também acontece de fêmeas perderem os filhotes _ pondera.
Leia mais:
Baleia encalha em praia de Imbé, no Litoral Norte
Baleias-francas são avistadas no litoral gaúcho
O período do ano pode ser propício a mortes das pequenas baleias, já que há maior concentração da espécie nos litorais gaúcho e catarinense. Conforme o Ceclimar, a próxima medida será enterrar a carcaça do filhote na areia. Caso ele atingisse a vida adulta, poderia chegar ao peso de 100 toneladas.
Além da ocorrência da baleia, técnicos da Patram atuam na recuperação de um lobo marinho que também foi encontrado na costa, a cerca de 1 quilômetro do filhote de baleia. O animal aparenta estar doente.