Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo RBS e a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) selecionaram projetos nas áreas de infância, esporte e cultura para doar recursos incentivados. Ao todo, será destinado um total de R$ 487,5 mil a 10 projetos gaúchos que participaram da chamada pública e foram selecionados pelo impacto do trabalho dessas ações em três áreas temáticas escolhidas.
Os editais para financiar projetos foram lançados em 30 de maio com o objetivo de ampliar o acesso de iniciativas relevantes aos recursos decorrentes de incentivo fiscal. Mais de cem inscritos participaram da seleção. Os recursos são parte do imposto devido ao governo que serão destinados a fundos públicos de fomento ao terceiro setor.
Entre os selecionados, na temática da Criança, está o projeto Ascendendo Mentes e Mostrando o Outro Lado da Rua no Centro Social de Cultura e Artes Padre Irineu Brand, que receberá recursos para oficinas de cultura, artes e inclusão digital no Centro de Cultura e Artes para 350 crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional em Porto Alegre. Já o projeto Vida Criança III, também na Capital, utilizará o recurso para melhoria nas condições de vida de 212 crianças que sofreram internação hospitalar e que são de um núcleo familiar que vive situação de doença ou miséria.
– Se não tivéssemos apoio, seria quase inviável a nossa existência – define Suzana Garcia, coordenadora administrativa da Associação Saúde Criança Porto Alegre.
Ainda nessa categoria voltada à infância, o projeto Atendimento de Demandas para Execução e Manutenção da Qualidade dos Serviços Especializados ao Paralisado Cerebral em Meio Aberto, do Centro de Reabilitação de Porto Alegre (Cerepal), pretende utilizar o dinheiro para manter a qualidade dos programas de reabilitação e trabalho educativo para 220 pacientes.
Na área do Esporte, utilizado com a finalidade educativa, entre os selecionados está o projeto Educando para o Esporte III, da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul, que motivará a participação cidadã e a prática solidária de 1,7 mil crianças e adolescentes em suas famílias e na comunidade, visando à inserção social. Já o projeto Futsal Social 2018 – Educando pelo Esporte, da União Jovem do Rincão, usará o recurso para promover a inclusão de 500 crianças e adolescentes de escolas públicas da periferia de Novo Hamburgo. A doação permitirá ainda à Associação Crianças e Adolescentes no Esporte Beltrão de Queiroz, por meio do projeto Ampliando Horizontes IV, implantar com regularidade a prática do futebol para 140 crianças e adolescentes de comunidades pobres de Caxias do Sul.
Avaliação feita com a ajuda de especialistas
Na área da Cultura, a Associação Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul receberá recursos para o projeto que visa a proporcionar formação musical e de prática de concerto gratuita a 30 alunos novos – crianças e jovens estudantes de escolas públicas de famílias de baixa renda da Grande Porto Alegre. Outro projeto selecionado é Exposição Expressão, Artes e Cores, do Hospital da Criança Santo Antônio, de Porto Alegre, que utilizará o recurso para produzir uma exposição com peças de arte criadas por jovens e crianças hospitalizados e em tratamento.
A doação será importante também para o projeto Orquestra Sinfônica de Gramado, que buscará seu fortalecimento por meio de uma temporada de 10 apresentações, além de quatro concertos didáticos e nove oficinas de instrumentos, que vão atender 102 alunos. Também foi contemplado o projeto Festival de Cinema Acessível Kids, da Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, que deverá proporcionar o acesso a cultura cinematográfica e lazer a crianças e jovens com deficiência visual ou auditiva e à população de baixa renda, totalizando 800 pessoas.
Para participar, os projetos precisaram apresentar certificado de captação de recurso em uma das três leis de incentivo: Funcriança de Porto Alegre, Lei Rouanet e Lei de Incentivo ao Esporte. As propostas foram analisadas por uma comissão de avaliadores formada por membros do Grupo RBS com aproximação com os três temas, além de especialistas representantes da sociedade civil.
Os selecionados
Funcriança
– Projeto Ascendendo Mentes e Mostrando o outro Lado da Rua no Centro Social de Cultura e Artes Padre Irineu Brand. Entidade beneficiada: Mitra da Arquidiocese de Porto Alegre. Público atendido: 350 crianças.
– Projeto Vida Criança III. Entidade beneficiada: Associação Saúde Criança Porto Alegre. Público atendido: 212 crianças.
– Projeto Atendimento de Demandas para Execução e Manutenção da Qualidade dos Serviços Especializados ao Paralisado Cerebral em Meio Aberto. Entidade beneficiada: Centro de Reabilitação de Porto Alegre (Cerepal). Público atendido: 220 pacientes.
Esporte
– Projeto Educando para o Esporte III. Entidade beneficiada: Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul. Público atendido: 1,7 mil crianças e adolescentes.
– Projeto Futsal Social 2018 – Educando pelo Esporte. Entidade beneficiada: União Jovem do Rincão. Público atendido: 500 crianças e adolescentes.
– Projeto Ampliando Horizontes IV. Entidade beneficiada: Associação Crianças e Adolescentes no Esporte Beltrão de Queiroz. Público atendido: 140 crianças e adolescentes.
Cultura
– Projeto Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul Temporada 2017. Entidade beneficiada: Associação Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. Público atendido: 30 alunos novos.
– Projeto Exposição Expressão, Artes e Cores. Entidade beneficiada: Hospital Santo Antônio. Público atendido: crianças e adolescentes hospitalizados no Hospital da Criança Santo Antônio Porto Alegre/RS.
– Projeto Orquestra Sinfônica de Gramado. Entidade beneficiada: Sinfonica Osg Produções Musicais e Artísticas Eireli – Orquestra Sinfônica de Gramado. Público atendido: 102 alunos.
– Projeto Festival de Cinema Acessível Kids. Entidade beneficiada: Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. Público atendido: 800 pessoas.